7 coisas que ninguém te conta sobre a faculdade



A fase pré-vestibular é repleta de ansiedade e, claro, muito estudo. A verdade é que tudo que nós queremos nesse período é entrar logo na famosa faculdade. Afinal, já é costume ouvir por aí que essa será a melhor época da nossa vida. Bem... Será?

Sem enganação, a rotina universitária tem muitos desafios! É um período de mudanças intensas, trabalhos e correria. Mas, isso não quer dizer que vá ser um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, é nela que você vai se descobrir, se superar e aprender MUITO.

Então, para dar a você expectativas reais sobre estar no ensino superior, separamos sete coisas que ninguém te conta sobre a faculdade. Está preparado?

1.     Você não vai aprender só o que gosta

Por mais que você esteja fazendo o curso dos sonhos, sempre vai ter aquela disciplina que não dá para gostar de jeito nenhum. Mas, não se sinta mal, acontece com tudo mundo. Não perca o foco e aproveite todas as outras que curte fazer.

image


2.     Grande parte do seu dinheiro realmente vai para xerox (e café)

Muitos conteúdos que você vai precisar estudar não estão disponíveis em PDF na internet. Guarde sempre um dinheirinho para o xerox, pois é inevitável. O trocado para o café também é importante se você sente muito sono e vai passar o dia todo na faculdade.

image



3.     Você vai lidar com os mais diferentes tipos de pessoas

O melhor lugar para conhecer pessoas diferentes é no meio universitário. Lá, você vai lidar com todos os tipos de ideias e jeitos de viver e ver o mundo. Esteja aberto ao novo!

image


4.     Teoria e prática são essenciais, e você precisa dos dois

Escolha uma faculdade que te dê uma boa base teórica, mas não se esqueça de checar se há espaço para a prática. Laboratórios, aulas com atividades presenciais e também oportunidades para estar no meio acadêmico fazem toda a diferença na sua formação.

image


5.     Faculdade não é só festa

Não, na universidade não tem festa todo dia – infelizmente. O dia a dia na faculdade já é agitado demais para isso. Você vai ter matérias para estudar, trabalhos para fazer e, em algum momento, também precisará de tempo livre para estagiar. Resultado disso é que, no fim do dia, você vai querer mesmo é descansar. 

image


6.     Mas dá pra ter vida social

Calma, não precisa ficar triste com a revelação acima. É fundamental que você ache equilíbrio e tenha momentos de lazer com os amigos. Isso é essencial até para a sua saúde. Com organização, você consegue curtir festas dentro e fora da faculdade sem se preocupar com a famosa matéria acumulada. 

image


7.     As responsabilidades aumentam e a rotina de estudo é completamente diferente

O universitário tem mais liberdade em relação aos seus próprios horários e compromissos, mas as responsabilidades só aumentam com o tempo. Diferentemente da escola, você mesmo vai planejar o que precisa estudar, e as aulas não têm o mesmo ritmo.

image

E aí, pronto para essa jornada? Não podemos afirmar com certeza que a faculdade será a melhor fase da sua vida, mas, sabendo aproveitar, você só tem a ganhar. Para saber mais sobre o espaço da universidade, continue acompanhando a FAMINAS-BH no Instagram!