Você sabe tudo sobre a faculdade de odontologia?



A faculdade de odontologia é uma das mais famosas na área de saúde. Por essa e outras, o que um dentista faz não é um grande mistério. Afinal, o visitamos constantemente desde crianças e aprendemos que não, ele não é assustador - apesar da máscara.

O profissional formado em, como chamamos carinhosamente, "odonto" é responsável por cuidar da saúde e da estética bucal. Mesmo sendo bastante abrangente, essa definição envolve áreas e especializações que, às vezes, não conhecemos.

Pensando nisso, para você que está interessado nesse universo odontológico, abordamos ao longo do texto quais são as disciplinas estudadas na faculdade e como é a rotina do estudante. Além disso, você confere em quais esferas é possível atuar. Veja só:

Disciplinas da faculdade de odontologia

Para falar bonito, o curso de Bacharelado em Odontologia dura cinco anos e tem foco na multidisciplinaridade que o cirurgião-dentista necessita para se adequar às demandas de seu ofício. Nos primeiros momentos, são apresentados as introduções e os conceitos, com pegada bastante teórica.

A formação inclui disciplinas das áreas de Ciências Biológicas e Saúde. Os principais exemplos são anatomia humana aplicada à odontologia, patologia, fisiologia, epidemiologia, ética e bioética, histologia, microbiologia, imunologia, bioquímica, genética, introdução à metodologia científica e farmacologia. Ufa!

No segundo ano, começam as atividades práticas. Nessa etapa, você e seus colegas de classe lidam com restaurações em laboratório. As matérias, aqui, são chamadas profissionalizantes. Assim, incluem radiologia, material dentário, endodontia, periodontia, cirurgia, próteses, entre diversas outras. A partir do terceiro ano de graduação, há atendimento clínico com pacientes reais. 

Áreas de atuação

Quando estiver próximo do período de se formar, é bem provável que você saiba qual área quer seguir. Então, uma forma de ir pensando no assunto é conhecendo as variações que a odontologia possui. As alternativas para atuação vão do atendimento infantil até o de idosos. Há, ainda, possibilidades como a odontologia esportiva e odontologia legal, que trabalha com perícias.

Além dessas esferas, existem as derivações da profissão. Sim, são muitas formas de trabalhar como dentista! Conheça a lista com alguns exemplos:

  • Implantodontia: realiza cirurgias para a colocação de próteses;
  • Clínica geral: faz limpeza, restauração e extração dos dentes;
  • Dentística: restabelece a forma dos dentes por meio da correção estética e dos clareamentos;
  • Endodontia: trata doenças que envolvem a polpa e a raiz dos dentes;
  • Ortodontia: altera a posição dos dentes por meio do uso de aparelhos, corrigindo problemas da estrutura dentária;
  • Periodontia: está relacionada a doenças do tecido de sustentação dos dentes, como a gengiva e os ossos;
  • Prótese dentária: cria próteses para substituição de dentes danificados;
  • Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial: diagnostica e trata lesões traumáticas ou anômalas na boca e na face por meio de cirurgias.


E aí, agora que sabe tudo sobre a profissão, nossa querida "odonto" é para você? Se ainda está em dúvida,
faça uma visita guiada pela FAMINAS-BH e conheça a estrutura da faculdade de odontologia. Dessa forma, fica mais fácil decidir se esse é o curso dos seus sonhos. E, se for, não temos dúvidas de que será uma carreira de sucesso e realizações.