A carreira médica exige muito de seus profissionais: estudo, dedicação, comprometimento, qualificação e atualização constante. A rotina exigente começa na preparação do vestibular, estende-se durante a graduação e aumenta no exercício da profissão. Você sabe como funciona a faculdade de medicina na prática?
Neste artigo, você encontra todas as informações sobre a pediatria:
Pediatria: dedicação e confiança
O pediatra é responsável pelo acompanhamento da criança desde o seu nascimento até o final da adolescência. O envolvimento com as famílias é grande, e a confiança entre o médico e os responsáveis pela criança é fundamental.
Em grande parte, o atendimento é integral e abrange não só os exames clínicos e o diagnóstico de doenças. O acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor infantil e a orientação dos pais fazem parte do trabalho do pediatra. Alimentação, aleitamento materno, vacinação e prevenção de acidentes são alguns dos pontos abordados pelo profissional.
Como me tornar um pediatra?
Para se especializar na área, em primeiro lugar, é preciso ter um diploma de medicina reconhecido pelo MEC. O candidato deve cumprir a Residência Médica em pediatria, que tem duração média de três anos. Após o período, o médico deve se submeter à prova de títulos.
Existem duas formas de obter o Título de Especialista em Pediatria (TEP):
Para consultar os editais e saber mais sobre o assunto, basta acessar o site da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
O trabalho na pediatria
A pediatria é uma das áreas da medicina que mais exige dos profissionais. Tanto em relação ao conhecimento técnico e à dedicação quanto ao nível de envolvimento nos atendimentos. Os pacientes, em sua maioria, não conseguem se expressar direito para explicar os sintomas. Dessa forma, é preciso contar com a colaboração dos responsáveis e usar a experiência para identificar os sintomas e fazer o diagnóstico.
As possibilidades de trabalho dos pediatras são muitas:
O pediatra no Brasil
De acordo com aDemografia Médica 2018, a pediatria é a segunda especialização mais escolhida no Brasil:
Atualmente, são quase 40 mil pediatras. No entanto, ao contrário do que se pode pensar, o mercado não está saturado. De acordo com dados do Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), 97,07% dos médicos registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM) estão empregados.
Mesmo com o alto número de pediatras, a carência por este profissional existe, principalmente na rede pública de saúde e em cidades menores, afastadas dos grandes centros. No Brasil, há dois médicos para cada mil habitantes, sendo que o Sudeste concentra 54,51% dos especialistas.
Os desafios da carreira são muitos, e a dedicação precisa ser proporcional às dificuldades que o futuro médico enfrentará. Assim, o funcionamento da faculdade de medicina além da sala de aula é uma exigência que acompanha as necessidades da formação dos novos médicos. Para oferecer a melhor formação para seus alunos, a FAMINAS-BH desenvolveu o Laboratório de Treinamento de Habilidades e Simulação Realística (SIMULAB). O SIMULAB proporciona uma vivência prática que enriquece o conhecimento dos alunos.Conheça o SIMULAB.