O que devo esperar da grade curricular de medicina?



Muitos jovens se interessam pela área de medicina na hora de optar por um curso de graduação. Entretanto alguns não sabem ao certo quais as matérias pertencentes à grade curricular de medicina e o que os espera pela frente. Essa falta de informação pode gerar algumas frustrações na hora de iniciar os estudos, mas que podem ser evitadas.

Uma coisa é certa: a vida acadêmica não é tão fácil quanto os aprendizados adquiridos durante maratonas de seriados médicos. Por isso, é importante que, antes de tomar essa decisão, o estudante pesquise bastante sobre o curso escolhido.

image

O curso de medicina é um dos mais concorridos do país, incluindo universidades públicas e particulares. De acordo com dados divulgados pelo Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, só em 2017, foram oferecidas mais de 4.624 vagas em todo o país. Já o número de inscritos no último ano ultrapassou um milhão.

E, para ajudar você na hora da escolha, separamos algumas das principais matérias com que os estudantes vão se deparar durante os 12 períodos que a faculdade exige para se formar. São matérias da grade curricular que fazem a maioria se empolgar - ou não - com o curso de medicina. Conheça as principais matérias que compõem a grade curricular de medicina

Anatomia Humana - aulas práticas e teóricas

Uma das matérias mais famosas e aguardadas na grade curricular da medicina é a anatomia humana. Essa área é responsável por estudar a forma, as partes e a estrutura do corpo humano.

Durante essa disciplina, o aluno aprenderá técnicas de dissecação, baseada na realização de cortes. Seu conteúdo prático permite que o aluno tenha uma melhor visualização das estruturas do organismo e entenda como o corpo humano é dividido.

image

Microbiologia - aulas práticas e teóricas

Ao se deparar com a matéria de microbiologia durante o curso de medicina, o estudante vai aprender sobre como os microrganismos patogênicos afetam o corpo humano. Entende-se por microrganismos bactérias, fungos, vírus, algas e protozoários. Esse campo de estudo está relacionado ao controle e à prevenção de doenças.

image

Genética - aulas teóricas

Os estudos da genética permitem aos futuros médicos aprender sobre hereditariedade, estrutura, diversidade e função dos genes. Através da genética, é possível compreender os mecanismos e as formas de transmissão das características físicas ao longo do tempo. Dessa forma, essa matéria presente na grade curricular de medicina ajuda a identificar  doenças e distúrbios genéticos.


Imunologia - aulas teóricas

Parte da medicina que estuda o sistema imunológico do corpo humano. Seu aprendizado ajuda a encontrar respostas no organismo que oferecem imunidade. Ao assistir a essas aulas, o futuro médico estará preparado para ajudar no combate às mais variadas doenças que podem acometer as pessoas.

 

Parasitologia - aulas práticas e teóricas

A parasitologia inicia os alunos no estudo dos parasitas invertebrados, protozoários e algumas espécies de vertebrados. Essa matéria presente na grade curricular ajuda os futuros médicos no tratamento dos sintomas de doenças causadas por parasitas. Além disso, é através da parasitologia que os médicos conseguem identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias, como a Doença de Chagas, por exemplo.

image

Técnicas Cirúrgicas - aulas práticas e teóricas

Aprendizado oferecido nos últimos períodos do curso de medicina, as técnicas cirúrgicas utilizam conhecimentos anteriormente aprendidos para sua execução. Dominar as práticas de anatomia é essencial para essa matéria, na qual o aluno aprenderá manobras cirúrgicas básicas, como ligadura de vasos, empunhadura de instrumentos e muito mais.


Urgência e Emergência - aulas práticas e teóricas

Nessa matéria, o aluno terá uma real noção de como funciona a parte de urgência e emergência de um hospital. Dentre os ensinamentos abordados, o aluno aprenderá a atender pacientes que estejam em estado crítico e necessitam de atendimento imediato. 

Essa disciplina, presente na grade curricular do curso de medicina, é importante para o atendimento correto dos pacientes, uma vez que, a cada dez pessoas que chegam aos hospitais, seis são casos tratados na urgência e emergência.

Além dessas matérias, o curso de medicina é composto por inúmeras outras disciplinas que serão estudadas durante toda a graduação. Juntas, elas vão contribuir para transformar o aluno em um excelente profissional da área.

Para assimilar tudo isso, além de contar com os professores, os simpatizantes do curso de medicina também podem conferir um pouco dessa rotina através de simulados virtuais. Quer saber como é essa realidade na prática e explorar mais sobre a grade curricular de medicina? Então clique aqui e assista ao vídeo sobre simulação realística.

image