Em 06/10/2006 às 21h54
ENTRE TEXTOS E HIPERTEXTOS
Curso: Letras
Turma: 2016C
Professora: Else Martins
Data: 02/10/2006
Disciplina: Prática de Ensino VII – Múltiplas Linguagens
A NOÇÃO DE TEXTO
* O conceito de texto.
* Em que a teoria de Hipertexto se diferencia da teoria de texto.
* O sentido da palavra texto hoje.
* O que as infinitas formas de manifestação e expressão tem em comum.
NOVOS TEXTOS
* Chat – diálogo on-line.
* Abreviações – forma de agilizar as conversas.
* Informalidade e norma culta.
* Aproximação da oralidade.
* E-mail – mensagem eletrônica.
* Netiqueta – www.netiqueta.com.br
* Multimídia - se refere à apresentação ou recuperação de informações que se faz, com o auxílio do computador, de maneira multissensorial, integrada, intuitiva e interativa.
LINEARIDADE
* Um texto tradicional é tido como linear: tem começo, meio e fim;
* A informação no texto linear reduz a incerteza;
* Texto linear obedece à hierarquia dos elementos;
* Ajuda o leitor a construir sentido para o texto;
* Ajuda na memorização do texto;
* Localizar rapidamente os pontos de seu interesse no texto;
* A alta hierarquia é a mais lembrada;
* Normalmente, os romances seguem seqüência de páginas;
* Mesmo com seqüência de páginas, a leitura que o leitor constrói não é linear;
* O leitor separa em sua mente a informação relevante da principal, hierarquicamente;
* Assim o leitor é capaz de localizar qual é idéia principal do texto;
* Lê-se construindo tópicos e subtópicos;
* Questão discutida: “Há leitura errada ou não?”.
* Quantas vezes lemos trechos de um texto para entendermos;
*Cada leitura percebe uma outra reflexão;
* O texto linear instiga o interesse crescente do leitor até a conclusão;
* O leitor faz sua própria viagem e não a proposta pelo autor;
* Mas, o autor induz o pensamento do leitor;
* Será que o caráter hipertextual é um ponto a favor do nosso pensamento;
* Os hipertextos são subdivisões do texto, até que ponto ele ajuda o leitor;
* Landow, hipertexto cria leitores mais capacitados, porque aumenta a liberdade individual;
* Hipermída não provoca mudanças drásticas na leitura e produção de textos, porque a leitura envolve processos psicológicos;
* Há estudos que mostram o leitor capaz de memorizar trechos não marcados no texto, ex. fatos que assimilam a vida real;
* O leitor com objetivo no texto acha rapidamente os
textos no hipertexto;
(fazer costura)
*O leitor precisa desenvolver esta capacidade de objetivar o texto;
* Hoje os textos informatizados concretizaram a linearidade que já existiam nos textos impressos.
A LEITURA DE HIPERTEXTOS
* A Definição de hipertexo.
* As Exigências dos
leitores de hipertextos.
* Os Erros cometidos pelos web designers.
* Escrita na web.
* Cinco versões diferentes no mesmo
site.
* O ideal de construção e as diferenças de um hipertexto.