Trabalho alunos de Letras: Entre Textos e Hipertextos


Em 06/10/2006 às 21h54

ENTRE TEXTOS E HIPERTEXTOS

Curso: Letras

Turma: 2016C

Professora: Else Martins

Data: 02/10/2006

Disciplina: Prática de Ensino VII – Múltiplas Linguagens

A NOÇÃO DE TEXTO

* O conceito de texto.

* Em que a teoria de Hipertexto se diferencia da teoria de texto.

* O sentido da palavra texto hoje.

* O que as infinitas formas de manifestação e expressão tem em comum.

NOVOS TEXTOS

* Chat – diálogo on-line.

* Abreviações – forma de agilizar as conversas.

* Informalidade e norma culta.

* Aproximação da oralidade.

* E-mail – mensagem eletrônica.

* Netiqueta – www.netiqueta.com.br

* Multimídia - se refere à apresentação ou recuperação de informações que se faz, com o auxílio do computador, de maneira multissensorial, integrada, intuitiva e interativa.


LINEARIDADE


* Um texto tradicional é tido como linear: tem começo, meio e fim;

* A informação no texto linear reduz a incerteza;

* Texto linear obedece à hierarquia dos elementos;

* Ajuda o leitor a construir sentido para o texto;

* Ajuda na memorização do texto;

* Localizar rapidamente os pontos de seu interesse no texto;

* A alta hierarquia é a mais lembrada;

* Normalmente, os romances seguem seqüência de páginas;

* Mesmo com seqüência de páginas, a leitura que o leitor constrói não é linear;

* O leitor separa em sua mente a informação relevante da principal, hierarquicamente;

* Assim o leitor é capaz de localizar qual é idéia principal do texto;

* Lê-se construindo tópicos e subtópicos;

* Questão discutida: “Há leitura errada ou não?”.

* Quantas vezes lemos trechos de um texto para entendermos;

*Cada leitura percebe uma outra reflexão;

* O texto linear instiga o interesse crescente do leitor até a conclusão;

* O leitor faz sua própria viagem e não a proposta pelo autor;

* Mas, o autor induz o pensamento do leitor;

* Será que o caráter hipertextual é um ponto a favor do nosso pensamento;

* Os hipertextos são subdivisões do texto, até que ponto ele ajuda o leitor;

* Landow, hipertexto cria leitores mais capacitados, porque aumenta a liberdade individual;

* Hipermída não provoca mudanças drásticas na leitura e produção de textos, porque a leitura envolve processos psicológicos;

* Há estudos que mostram o leitor capaz de memorizar trechos não marcados no texto, ex. fatos que assimilam a vida real;

* O leitor com objetivo no texto acha rapidamente os textos no hipertexto;
(fazer costura)

*O leitor precisa desenvolver esta capacidade de objetivar o texto;

* Hoje os textos informatizados concretizaram a linearidade que já existiam nos textos impressos.

 

A LEITURA DE HIPERTEXTOS


* A Definição de hipertexo.

* As Exigências dos leitores de hipertextos.

* Os Erros cometidos pelos web designers.

* Escrita na web.

* Cinco versões diferentes no mesmo site.

* O ideal de construção e as diferenças de um hipertexto.

Vamos conversar?