Em 01/04/2013 às 15h14
Por: Comunicação FAMINAS-BH
O II Encontro Ética e Religiões no Século XXI teve como organizador e mediador o prof. Dr. René Dentz, dos cursos de Pedagogia, Serviço Social e Membro do Comitê de Avaliação. Contou com a participação de alunos dos cursos de Farmácia, Pedagogia e Serviço Social.
Cada representante de uma tradição religiosa (Islamismo, Budismo e Judaísmo) fez uma exposição dos princípios de sua doutrina em aproximadamente 20 minutos. Após, alunos e professores tiveram a oportunidade de fazerem colocações e esclarecer suas dúvidas. Nesse momento, foi percebida grande curiosidade acerca das tradições religiosas representadas e suas posições referentes às questões éticas.
Mais uma vez podemos perceber a grande importância desse tipo de debate, pois é uma oportunidade de conhecermos tradições, costumes e realidades humanas diferentes, de sairmos do lugar comum. Acima de tudo, a ética no século XXI deve ser pautada pela compreensão do "lugar do outro". Não quer dizer, contudo, que a posição do outro contribua para o desenvolvimento da ética no nosso mundo, muitas vezes posições religiosas e costumes diferentes das nossas raízes culturais não são, e tampouco devem ser, aplicadas à nossa realidade social. No entanto, entender a posição de culturas diferentes da nossa é a porta de entreda para a tolerância.