Em 24/11/2012 às 16h38
CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL FAMINAS BH: INTEGRAÇÃO ENSINO-COMUNIDADE E
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Os alunos do 4º período do Curso de Terapia Ocupacional da FAMINAS BH, durante o processo ensino aprendizagem da disciplina de Observação Participante, que tem o objetivo de mapear, problematizar e elaborar projetos de intervenção terapêutico ocupacional relacionados às demandas psicossociais e ocupacionais de crianças e adolescentes no contexto da comunidade local, ministrado pela Profa Sandra Minardi MItre, puderam desenvolver vários projetos de integração teoria-prática, e ensino-comunidade, neste semestre letivo.
Tal unidade de ensino visa capacitar os graduandos para reconhecer o desenvolvimento global do lactente, pré-escolar, escolar e adolescente, as políticas públicas relacionados aos ciclos de vida estudados, bem como suas demandas psicossociais; compreender o significado da atividade (ocupação) na dinâmica e qualificação do desenvolvimento, considerando os diferentes determinantes do processo saúde-doença, inclusão-exclusão social nos diferentes ambientes de inserção; reconhecer a importância da atividade humana - ocupação - para a saúde da criança e do adolescente, e o papel do terapeuta ocupacional na promoção e prevenção da saúde; além de sensibilizar e capacitar os educadores e cuidadores para a promoção da saúde ocupacional das crianças.
Assim, foram desenvolvidos projetos de intervenção em quatro creches comunitárias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que resultou no Projeto denominado - "Creches: a solidariedade na estimulação de crianças em situação de vulnerabilidade social". Esse projeto pretende mobilizar a comunidade interna e externa da FAMINAS BH na atenção as crianças em creches comunitárias, buscando pela solidariedade a arrecadação de brinquedos em boas condições de uso, que serão distribuídos em dezembro de 2012. Os
brinquedos estão sendo arrecadados no Bloco A - hall de entrada da FAMINAS BH.
Clique o link para maiores informações sobre o Projeto:
Em relação às fases - escolar e da adolescência -, os graduandos do 4º período do Curso de Terapia Ocupacional desenvolveram o projeto denominado: "Educação ambiental e Sustentabilidade" na Obra Social São José Operário, unidade mantida pela Sociedade de Educação Integral e de Assistência Social - SEIAS. Foram realizadas oficinas com alunos dos 7º e 8º anos integrais do SEIAS com o objetivo de discutir a importância da preservação do meio ambiente e buscar alternativas para Reduzir, Reciclar e Reutilizar vários materiais do cotidiano desses alunos. Para tal, na primeira parte da oficina foram realizadas exposições dialogadas (utilizando materiais audiovisuais) e na segunda parte, foram realizadas as atividades com diversos materiais, - Reduzir, Reciclar e Reutilizar -,e os alunos dos do SEAS confeccionaram jogos e objetos utilitários de livre escolha. Na avaliação da Coordenação Psicoeducacional do SEAS as oficinas foram muito positivas para os alunos, que participaram ativamente.