Em 13/08/2012 às 15h10
Por: Comunicação FAMINAS
A FAMINAS-BH marcou presença na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A aluna do 4º período do curso de Farmácia, Gláucia Fernandes de Souza, e a coordenadora do curso, Profª Maria Betânia de Freitas Marques (foto), desenvolveram um trabalho que foi aprovado e apresentado, em forma de banner, no maior evento científico da América Latina.
O trabalho "Desenvolvimento de método para extração do corante amarelo de tartrazina e determinação em medicamentos", foi realizado no próprio Complexo de Laboratórios da FAMINAS-BH. Alguns medicamentos apresentam corantes na sua composição, como o amarelo de tartrazina, que conferem estabilidade e aparência uniforme, mas podem apresentar teor dessas substâncias inapropriado para consumo humano.
Betânia conta que Gláucia propôs três métodos para extração do corante em sete amostras de medicamentos, dentre esses, comprimidos, solução de uso oral, xarope e suspensão. Nessa última amostra foi encontrada a quantidade 2,6 vezes superior do corante em relação à preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As demais amostras apresentaram-se em conformidade.
A 64ª Reunião Anual da SBPC aconteceu entre os dias 22 e 27 de julho, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Para a Coordenadora de Farmácia da FAMINAS-BH, a iniciação científica proporciona ao aluno habilidades intelectuais únicas para aplicar o que aprendeu em sala de aula. "Enfrentar o problema real, fora de um ambiente restritamente controlado e teórico, qualifica o estudante para as situações a serem encaradas fora da faculdade, principalmente quando o assunto é saúde humana, no controle de qualidade de medicamentos", afirma.