Profª Cláudia Rech fala sobre a nova Coordenadoria de Pesquisa

Dentre as atividades so setor, está a realização do ENIC-BH


Em 16/03/2012 às 15h10

Por: Comunicação FAMINAS

A recém-criada Coordenadoria de Pesquisa da FAMINAS-BH atende agora por um nome. A Profª. Cláudia Rech, doutora em Engenharia Civil e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, conciliará a função à de editora da Revista Eletrônica Parlatorium. Com experiência em docência na graduação e pós-graduação, ela já iniciou seus trabalhos visando uma aproximação ainda maior da pesquisa ao cotidiano acadêmico.

Dentre os principais desafios de Cláudia está a responsabilidade de conduzir o Encontro Internacional de Iniciação Científica e Pós-graduação da FAMINAS-BH, o ENIC-BH. Com o tema “Novos Paradigmas na Arte da Pesquisa: Investigação, Articulação e Competências”, a primeira edição do encontro acontece nos dias 25 e 26 de outubro. Mas o trabalho no campus da instituição começa antes e vai além deste evento. A Comunicação ouviu a Profª Cláudia Rech sobre os projetos da instituição no campo da iniciação científica.

Quais são os principais projetos para a Pesquisa neste ano, em especial com relação ao Encontro de Iniciação Científica (ENIC)?

"O primeiro passo é promover palestras, estabelecendo um diálogo com a comunidade acadêmica sobre a criação do departamento e a importância da pesquisa para a FAMINAS-BH. Há um cronograma de atividades disponibilizado no calendário acadêmico agenciando às produções científicas, destacadas com o Simpósio de Ciências Gerenciais; Simpósio de Educação, Saúde e Cidadania, e Simpósio Jurídico. Concomitantemente, outros projetos estão sendo desenvolvidos pelos discentes atendendo a nova política de Trabalho de Curso.

O diferencial é estimular a produção científica e o aprimoramento da capacidade de interpretação e análise crítica do conhecimento, respeitando as exigências estabelecidas pela organização curricular dos cursos de graduação e pós-graduação.

Como base às atividades científicas, há nos cursos de graduação o Trabalho Interdisciplinar Supervisionado - TIS. Os discentes, sob a orientação docente, elaboram trabalhos acadêmicos com produção textual em três níveis de dimensão epistemológica: projeto de pesquisa, resumo expandido ou artigo científico, com estruturação criteriosa, conforme o manual de normalização da FAMINAS, que, também, foi criado como ferramenta de consulta à elaboração dos trabalhos acadêmicos. É importante ressaltar, que os trabalhos elaborados no TIS e os Trabalhos de Curso contribuirão para a participação ENIC-BH, além de oportunizar a submissão de artigos para publicação na Revista Eletrônica Parlatorium da FAMINAS-BH".

Quais as principais mudanças ou aspectos serão trabalhados no âmbito da pesquisa dentro da faculdade?

"A criação do departamento demonstra o reconhecimento da instituição de que a pesquisa é um fator significante no processo educacional, possibilitando estabelecer políticas e princípios em relação ao aperfeiçoamento do conteúdo epistemológico na comunidade acadêmica.

As mudanças propostas pela FAMINAS-BH no campo da pesquisa propiciam um treinamento desde os períodos iniciais de graduação, com atividades reflexivas e sistematizadas, objetivando desenvolver habilidades e competências aos seus egressos. Quanto aos docentes, oportuniza ampliar suas produções científicas, instigando um debate e um trabalho diferenciado no campo acadêmico e científico.

Atualmente, os projetos de pesquisa devem ser protocolados e encaminhados para o departamento de pesquisa e avaliados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FAMINAS-BH".

Qual a importância do fomento à pesquisa aos alunos de graduação da faculdade? Que reflexos as produções científicas podem ter para eles no mercado profissional?

"Como a pesquisa é uma atividade que requer planejamento, disciplina, rigor metodológico, ela proporciona o amadurecimento intelectual, pessoal e profissional. Assim, a FAMINAS-BH, com as novas políticas de fomento à pesquisa, declara a importância desse trabalho à comunidade acadêmica através da capacidade criativa de desenvolver um trabalho científico, contribuindo em habilidades e competências para o mercado profissional. Qual a melhor forma de garantir esse êxito? Preparando os discentes com atividades de diferentes níveis de aprofundamento, capacidade de leitura, interpretação, contextualização e argumentação. O importante é mostrar à comunidade acadêmica que ela não é resultado de mera reprodução do conhecimento. A pesquisa é um guia de reflexões e discussões para circunstâncias profissionais que os discentes encontrarão fora da academia".

Fale sobre a estrutura da FAMINAS-BH como fator diferencial no desenvolvimento de grupos e projetos de pesquisa aos alunos de graduação e pós.

"O diferencial da FAMINAS-BH para o desenvolvimento de pesquisa se relaciona com a estrutura didático-pedagógica, hoje articulada na IES, com docentes qualificados para o desenvolvimento de projetos científicos pautados a um conhecimento holístico, capaz de articular uma interdependência entre cotidiano vivenciado pelo pesquisador e a própria pesquisa. A esse processo, a FAMINAS-BH, conta também, com laboratórios bem equipados para o desenvolvimento da pesquisa, buscando estimular pesquisadores estudantes, com uma equipe multidisciplinar, onde os docentes e discentes possam planejar e executar estudos pautados em uma atividade social, em virtude da complexidade que a pesquisa nos envolve".

Para submissão de artigos na Revista Eletrônica Parlatorium, envie um e-mail [email protected]

Para submissão de resumos expandidos e artigos no ENIC, entre em contato pelo [email protected]

Tags: faminas, faminasbh, pesquisa, cláudia, rech, coordenação, enic

Vamos conversar?