Em 01/12/2011 às 09h18
Por: Comunicação FAMINAS
A FAMINAS BH, em parceria com a equipe de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, participou do Projeto Ações Comunitárias (PAC) no Seu Bairro, no bairro Providência. Os alunos de Farmácia e Biomedicina da faculdade desenvolveram diversas atividades na creche Dora Ribeiro, no último dia 19, como parte do projeto que percorre escolas, creches e associações.
Os alunos do curso de Farmácia conduziram o "Farmácia Viva", abordando temas sobre plantas medicinais, formas de utilização, cultivo, alimentos que previnem doenças e plantas tóxicas. Os acadêmicos também promoveram a saúde com o tema "Conhecendo o Medicamento", esclarecendo a diferença entre medicamentos referência, genérico e similar, cosméticos e produtos dermatológicos, formas de armazenamento e descarte adequados bem como informações constantes nas bulas.
A promoção à saúde pelos alunos de graduação junto à comunidade é um dos fatores destacados pela Coordenadora do Curso de Farmácia da FAMINAS, Prof.ª Betânia Freitas. "O PAC no Seu Bairro, em parceria com a Faminas-BH, leva informações e orientações de qualidade por meio dos nossos alunos. Para os acadêmicos além de uma ação de cidadania o projeto é uma oportunidade de concretização do ensino", afirma.
Já os futuros biomédicos realizaram aferição de pressão arterial e orientações sobre hipertensão. Com o tema "Contaminação microbiológica dos alimentos", os alunos realizaram ações educativas por meio de visualização microscópica de lâminas, além de abordarem o combate à dengue, promovendo a conscientização sobre a importância de prevenção à doença.
Para o Coordenador da ação, Dr. Nilton, programas como este estimulam a prática do voluntariado na promoção da cidadania. "O apoio da FAMINAS BH tem sido de fundamental importância para o sucesso dos nossos eventos. Através da participação dos professores e alunos podemos atender, a cada evento, um número maior de pessoas e também proporcionar aos alunos um aprendizado prático em nossas comunidades, o que com certeza fará uma diferença na sua formação profissional", conta.