Em 11/11/2011 às 11h27
Por: Comunicação FAMINAS
Na última sexta-feira, os alunos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Terapia Ocupacional da FAMINAS BH realizaram a apresentação do Trabalho Interdisciplinar Supervisionado (TIS), finalizando o ciclo de atividades iniciadas em agosto. O TIS é produzido pelos acadêmicos em grupos, sob a supervisão de um professor orientador. Neste período, o tema determinado foi "Educação em Saúde" e a apresentação aconteceu durante todo o dia, no Hall do Bloco A da faculdade.
Durante o semestre, os alunos desenvolveram uma série de trabalhos em instituições com o objetivo de sensibilizar a comunidade acerca de algum problema de saúde pública. Neste processo, houve coleta de dados e desenvolvimento de um perfil tanto de acometimento da doença quanto do grau de percepção da população sobre determinada patologia.
Para a Coordenadora do curso de Biomedicina da FAMINAS BH, Prof. MS Camila Henriques Coelho, esta edição do TIS apresentou resultados surpreendentes. "O engajamento dos alunos foi singular, e com certeza, não só eles, mas a comunidade atendida em geral, se beneficiou destes projetos, cujos foram abordados de forma criativa e interessante pelos alunos da FAMINAS-BH".
Os temas abordados foram diversos, dentre dengue, hepatites, hipertensão arterial, homeopatia, dentre outros. Um exemplo da importância do TIS foi o tema abordado pelos alunos de Terapia Ocupacional, que abordaram o cuidado integral aos indivíduos e/ou coletividades na construção de um projeto terapêutico ocupacional. "Os alunos puderam desenvolver projetos relacionados ao uso de tecnologia assistiva para auxiliar e aumentar a autonomia no desempenho ocupacional de crianças com deficit sensório-motor, idosos institucionalizados, adultos com disfunções neurológicas, como também no campo da prevenção no uso e abusos e drogas", conta a Coordenadora de Terapia Ocupacional da FAMINAS BH, Prof. Sandra Minardi Mitre.