ENTREVISTA: A Profa. Betânia Marques é entrevistada pela Equipe RADAR


Em 07/10/2011 às 09h36

Esta semana a Equipe RADAR entrevista a Coordenadora do Curso de Farmácia da FAMINAS-BH, Professora Maria Betânia de Freitas Marques. Ela é Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas e com habilitação em Fármacos e Medicamentos. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas na área de Desenvolvimento e Avaliação Microbiológica e Físico-química de fármacos, toxicantes e medicamentos. É Doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Fármacos e Medicamentos. Tem experiência em Farmácia de Manipulação; Controle de Qualidade de Fármacos, Medicamentos e Cosméticos; Docência em Ensino Superior. Confira abaixo a entrevista na íntegra.


Equipe RADAR: Professora gostaríamos de saber mais informações sobre o curso de Farmácia: Natureza das disciplinas abordadas; período de duração média; grade curricular; necessidade de estágio; se há exigência de trabalho de conclusão de curso.

Professora Betânia Marques: O curso de Farmácia está inserido em Ciências da Saúde. As disciplinas abordam conteúdos em Biologia, Química, Física e Matemática de modo integrado com o objetivo da pesquisa, desenvolvimento, produção, manipulação e controle de qualidade de fármacos e medicamentos, bem como à orientação ao usuário quanto ao uso racional do medicamento. O curso também aborda as Análises Clínicas, para prevenção e diagnóstico de algumas doenças em parceria à prática médica. O curso tem duração de 5 anos (10 períodos), tempo necessário para desenvolvimento das atividades complementares, de estágio e trabalho de conclusão de curso, em paralelo às aulas teóricas e práticas.


Equipe RADAR: Para entendermos melhor sobre esta profissão: O que é farmácia?  Fala-se muito em farmácia homeopática, farmácia de manipulação e a convencional que é a mais comum, no entanto qual a diferença entre elas?

Professora Betânia Marques: A Farmácia é o estabelecimento de saúde destinado à manipulação de fórmulas magistrais (prescritas pelo clínico) e oficinais (descritas na Farmacopéia Brasileira), ao comércio de medicamentos, cosméticos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo a dispensação e o atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica. A Farmácia Homeopática destina-se à manipulação e dispensação de medicamentos homeopáticos que se fundamentam na cura pelo semelhante, diferente dos medicamentos ditos alopáticos que se fundamentam na cura pelo contrário, sendo dispensados em Farmácias e Drogarias. As drogarias são estabelecimentos destinados à dispensação de medicamentos somente industrializados e correlatos.


Equipe RADAR: Qual o perfil do profissional de farmácia?

Professora Betânia Marques: O farmacêutico formado na FAMINAS-BH está capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, à assistência e atenção farmacêutica, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, atuando para a transformação da realidade em benefício da sociedade.


Equipe RADAR: Qual a área de atuação de um farmacêutico?

Professora Betânia Marques: Dispensação de medicamentos e Atenção Farmacêutica em Farmácias, Drogarias e Farmácias Hospitalares; Manipulação de medicamentos e cosméticos; Saúde Pública, através das Farmácias do Governo; Laboratórios de Análises Clínicas e Toxicológicas; Indústrias de Alimentos; Indústrias de Medicamentos, Cosméticos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos; Docência e Pesquisa.


Equipe RADAR: Como é a receptividade do mercado em relação a esta profissão?

Professora Betânia Marques: Satisfatória e promissora. Desde a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Lei 9.782/99 e, a partir da Política dos Medicamentos Genéricos, Lei 9.787/99, o profissional têm sido amplamente solicitado por ser único e insubstituível na prática com medicamentos. Os órgãos de fomento da nossa profissão, como os Conselhos e as Sociedades Brasileiras, oferecem apoio e incentivo à prática Farmacêutica, o que nos fortalece.  


Equipe RADAR: Como o farmacêutico pode interagir com outras áreas da saúde, como enfermagem, medicina e etc.

Professora Betânia Marques: Os cursos da área de saúde se complementam. Cada profissional em sua atribuição exerce atividades de promoção à saúde e prevenção à doença. A medicina e a enfermagem utilizam das inovações tecnológicas em fármacos e medicamentos para promoverem a cura, além dos exames laboratoriais de diagnóstico que auxiliam na confirmação das doenças. As duas abordagens aproximam Farmacêutico, Médico e Enfermeiro.


Equipe RADAR: Qual a importância do coordenador de farmácia dentro de uma instituição e quais os maiores desafios enfrentados por ele na realização de seu trabalho?

Professora Betânia Marques: O Coordenador de curso possui em papel "catalisador" entre os alunos e a Instituição, assim torna-se facilitador dos processos de ensino oferecidos pela Instituição para aprendizagem e formação dos alunos. O Coordenador, além da sua formação em docência superior, necessita de uma formação gerencial do ensino. Em parceria à Direção Institucional, o Coordenador irá estruturar o curso de graduação em Farmácia para a formação de profissionais competitivos ao mercado. Meus desafios são "combustíveis" para execução do meu trabalho, portanto não são penosos e sim necessários. A superação de cada um deles torna-me realizada em cada momento. Sinto-me motivada na prática do ensino e estou disponível para corresponder com competência às atribuições a mim designadas pela Instituição.       

 

Equipe RADAR: Existem muitos farmacêuticos no mercado, mas qual o diferencial  que faz com este profissional não seja apenas mais um entre tantos?

Professora Betânia Marques: Para que o farmacêutico tenha sucesso profissional, ele deve apresentar conhecimento, ética, empreendedorismo e "diplomacia", para uma boa convivência com seus colegas de trabalho e clientes. O bom Farmacêutico possui equilíbrio emocional para desenvolver suas atribuições profissionais e caráter moral para conduzi-las. O Farmacêutico precisa entender a nobreza que existe em nossa profissão, já que somos nós que oferecemos bons medicamentos. Esse entendimento faz com que sejamos sempre melhores no que fazemos.

 

Equipe RADAR: Qual a importância dos estágios e cursos extracurriculares para a formação do profissional de farmácia?

Professora Betânia Marques: Sem dúvida os estágios são os primeiros contatos com as atribuições profissionais, relevantes para a prática da teoria adquirida e, formação crítica e resolutiva do acadêmico. Nos estágios, os alunos adquirem conhecimento, responsabilidade, compromisso e aprendizagem em relação profissional. Os cursos oferecem a oportunidade de uma capacitação minuciosa em determinado tema, complementar à sala de aula. Estágios, cursos e uma adequada Instituição, como a FAMINAS, são ferramentas essenciais para o sucesso profissional de um bom aluno.   

 

Equipe RADAR: Como coordenadora do curso de farmácia, que sugestão você dá aos alunos da FAMINAS-BH para agregar valor ao currículo, visando conquistar seu espaço profissional?

Professora Betânia Marques: Sugiro e incentivo aos meus alunos a buscarem o diferencial que os torne acima da média, em resumo: "Para achar água é preciso descer terra adentro, encharcar-se no lodo, mas há os que preferem olhar os céus e esperarem pelas chuvas." Oduvaldo Viana Filho.

 

E-mail de contato da Professora Betânia Freitas:  [email protected]


Acesse o Currículo Lattes dessa professora: PROFESSORA MARIA BETÂNIA DE FREITAS MARQUES




Essa entrevista foi realizada pela Equipe RADAR: Cristina Moreira, Sabrina Martins e Débora Costa.

 

Caso você queira fazer sugestões ou comentários, mande-nos um e-mail: [email protected]

 

 

Vamos conversar?