Em 29/09/2011 às 17h18
A Professora Tatiana Domingues Pereira possui graduação em Administração, especialização em Educação e Gestão Empresarial e mestrado em Administração pela Faculdades Pedro Leopoldo. Possui experiência acadêmica de 11 anos em ensino superior e sou sócia da ATERH Consultoria Empresarial que atua na área de Gestão de Pessoas. Atualmente é professora titular e coordenadora do curso de Administração da FAMINAS-BH. Confira abaixo a entrevista que ela concedeu à Equipe RADAR:
EQUIPE RADAR: Professora, gostaríamos de saber informações sobre o curso: Natureza das disciplinas abordadas, período de duração média, grade curricular; necessidade de estágio, se há exigência de trabalho de conclusão de curso.
PROFESSORA TATIANA PEREIRA: As disciplinas contempladas na estrutura curricular do curso de Administração vão de encontro com as Diretrizes Curriculares do Curso e com o perfil desejado do egresso, além de abordar conteúdos essenciais para o desempenho da profissão perante um mercado cada dia mais competitivo. A duração de curso é de 4 anos divididos em 8 períodos letivos. O Trabalho de Curso é uma exigência da DCN podendo ser na modalidade de relatório de estágio ou monografia.
EQUIPE RADAR: Qual o perfil de um administrador?
PROFESSORA TATIANA PEREIRA: O profissional de Administração deve possuir como perfil: visão global de sua profissão, ou seja, deve saber de tudo um pouco, saber trabalhar em equipe, equilibrar criatividade com a perspicácia, ter poder de persuasão e convencimento, rapidez para adaptar-se às mudanças e reagir positivamente a elas; senso de responsabilidade social; estar atento às oportunidades de mercado; tomar conhecimento do que acontece a sua volta e buscar atualizar-se constantemente.
EQUIPE RADAR: Como está o mercado de trabalho atualmente para o profissional de Administração? Em quais áreas o administrador pode atuar?
PROFESSORA TATIANA PEREIRA: O mercado de trabalho para o profissional de administração sempre esteve em alta devido a sua formação. O curso de administração é bem eclético abordando conteúdos diversos como gestão de pessoas, marketing, finanças, produção, OSM, logística dentre outras áreas, o que faz com que o profissional se insira com facilidade no mercado.
EQUIPE RADAR: Qual a importância das atividades extracurriculares para os alunos do curso de Administração? Quais especializações o aluno pode buscar para enriquecer seu currículo?
PROFESSORA TATIANA PEREIRA: As atividades extracurriculares ajudam o aluno a aprofundar e enriquecer o que aprendeu em sala de aula e incentivam a curiosidade e busca de novos conhecimentos que irão enriquecer o seu currículo e contribuir ainda mais para a sua formação. Já, a escolha de uma especialização vai depender da área que o aluno tiver maior interesse e aptidão durante o curso.
EQUIPE RADAR: O mercado de trabalho hoje exige profissionais para assumir novas responsabilidades. A formação do administrador abrange quais conhecimentos? Quais as habilidades necessárias?
PROFESSORA TATIANA PEREIRA: A respeito das habilidades e competências que o curso de Administração deve possibilitar no processo de formação profissional segundo as DCN’s, destacam-se: reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão; desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais; refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento; desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais; ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional; desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável; desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
EQUIPE RADAR: Qual o papel do coordenador do curso de administração dentro da instituição?
PROFESSORA TATIANA PEREIRA: O Coordenador segundo o Regimento Interno deve participar, com direito de voz e voto, das reuniões do Conselho de Ensino da Faculdade de Minas-BH; representar a Coordenadoria de Curso e o Colegiado de Curso junto à Diretoria da Faculdade de Minas-BH; superintender todo o serviço administrativo da coordenadoria de curso; executar e fazer executar as decisões da Congregação, do Conselho de Ensino e da Diretoria da Faculdade de Minas-BH, aplicáveis a coordenadoria; orientar, coordenar e fiscalizar todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito da coordenadoria; cooperar com as demais coordenadorias de cursos da Faculdade de Minas-BH na organização, orientação e fiscalização das atividades de ensino e pesquisa de interesse comum; coordenar, no âmbito da coordenadoria de curso, a ação disciplinar; coordenar, no âmbito da coordenadoria de curso, a publicação de trabalhos didáticos e científicos; pronunciar-se sobre questões suscitadas pelos corpos docente e discente da coordenadoria de curso, encaminhando ao Diretor da Faculdade de Minas-BH as informações e pareceres relativos aos assuntos atinentes e cuja solução transcenda sua competência e apresentar relatório anual das atividades da coordenadoria de curso ao Diretor da Faculdade de Minas-Bh com as considerações que, a respeito, julgar procedentes.
EQUIPE RADAR: Dentro da FAMINAS-BH como é feita a comunicação entre aluno e coordenação? Como os alunos podem recorrer ao coordenador e quais os assuntos que ele está pronto a resolver?
PROFESSORA TATIANA PEREIRA: A comunicação ocorre pessoalmente e via e-mail. Todos os coordenadores disponibilizam horário para atendimento aos alunos e estão aptos para tentar resolver as questões que se referem à área acadêmica.
EQUIPE RADAR: Fale um pouco sobre o TIS e TCC – sua importância para a formação dos alunos do curso de administração.
PROFESSORA TATIANA PEREIRA: O trabalho interdisciplinar (TIS) é um dos instrumentos indispensáveis a ser utilizado para trabalhar a visão sistêmica dos conteúdos trabalhados no curso, eliminando as percepções fragmentadas de cada disciplina, além de promover a construção das capacidades de organização e de solução de problemas, do trabalho em equipe, da superação de obstáculos e dos limites coletivos e individuais. Já, o TCC possibilita ao discente a utilização dos conhecimentos teóricos, adquiridos no decorrer do curso, em situações do mundo real da empresa. Ambos os trabalhos são importantes aos alunos por complementarem o processo ensino – aprendizagem, contribuírem para a preparação do discente no que tange ao exercício profissional concernente à formação proposta pelo curso e proporcionarem ao aluno a construção de habilidades e competências exigidas no âmbito profissional de sua atuação futura, por meio do aperfeiçoamento técnico-científico-prático.
EQUIPE RADAR: Muitos alunos não têm intenção de fazer o registro no CRA devido ao valor da anuidade, porém quem exerce a profissão sem o registro esta ilegal? Pode haver alguma penalidade? Como funciona a fiscalização neste caso?
PROFESSORA TATIANA PEREIRA: Sim, o registro profissional é a única garantia de que o profissional da área de Administração está apto ao exercício da profissão. A falta do registro profissional torna ilegal e punível o exercício da profissão nos campos da Administração. O processo de fiscalização segue a determinações do Regulamento de Fiscalização, aprovado pelo CFA por meio da RN CFA 186/02, e assegura o princípio da ampla defesa e do contraditório às empresas e profissionais fiscalizados, que podem interpor recursos em 2 (duas) instâncias, obedecido o prazo recursal de 10 dias corridos após a ciência da decisão do Plenário, sendo que no âmbito da Autarquia são julgados em primeira instância pelo Plenário do CRA/MG e, em segunda instância, em grau de recurso, pelo CFA. Somente através do registro no CRA/MG, as empresas e profissionais que atuam na área de Administração estarão habilitados legalmente a exercer suas atividades. Todas estas informações estão disponíveis no site do CRA/MG
EQUIPE RADAR: Que direitos e benefícios o CRA concede aos administradores?
PROFESSORA TATIANA PEREIRA: O direito a legalidade da profissão além de oferecer bolsas de estudos e convênios com várias Instituições de Ensino Superior, escolas de idiomas e empresas.
EQUIPE RADAR: Como Profissional, que dicas você sugere aos futuros administradores da FAMINAS-BH para obterem maior êxito em suas carreiras?
PROFESSORA TATIANA PEREIRA: Que aproveitem ao máximo os 4 anos de permanência da faculdade, pois estes passam muito rápido e não voltam mais, se atentem aos conhecimentos transmitidos pelos docentes em sala e tenham uma postura critica e de curiosidades frente aos conteúdos contemplados no curso. Não se limitem somente aos conteúdos transmitidos em sala de aula busquem também cursos extracurriculares, outro idioma e desenvolvam as competências e habilidades requeridas pelo mercado.
E-mail de contato da Professora Tatiana Pereira: [email protected]
Acesse o Currículo Lattes dessa professora: PROFESSORA TATIANA DOMINGUES PEREIRA
Essa entrevista foi realizada pela Equipe RADAR: Cristina Moreira, Sabrina Martins e Débora Costa.