ENTREVISTA: A Profa. Liliane Ribeiro é entrevistada pela Equipe RADAR


Em 14/09/2011 às 20h02

A Professora Liliane Maria de Fatima Ribeiro é coordenadora do curso de Serviço Social da FAMINAS/BH. Possui graduação em SERVIÇO SOCIAL pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1992), Especialização em Gerontologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, FUMEC, Belo Horizonte, MG. Tem experiências Administrativas e em Docência na área de Serviço Social, (19 anos) com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, questão social, cidadania, participação e mercado. No processo de autorização para o funcionamento do curso de Serviço Social da FAMINAS/BH, participou como professora responsável pela parte da revisão/redimensionamento e apresentação aos Avaliadores do MEC do atual Projeto Pedagógico. É Professora na Pós-Graduação Latu Sensu -Gestão em Saúde: Ênfase em Saúde Pública, Saúde da Família, e Saúde do Trabalhador,na FAMINAS/BH . Confira a entrevista realizada:

 


Equipe RADAR: Professora, gostaríamos de saber mais informações sobre o curso de Serviço Social: Natureza das disciplinas abordadas; período de duração média; grade curricular; necessidade de estágio; se há exigência de trabalho de conclusão de curso.

Professora Liliane Ribeiro: Este curso foi autorizado pela Portaria do MEC nº. 517, publicada no D.O.U -  nº. 67 de 07 de abril de 2009. O Curso de Graduação em Serviço Social, proposto pela FAMINAS-BH nasce com o compromisso de propiciar uma formação generalista, humanista e crítica que atenda às diversas demandas da sociedade, em especial com ênfase no Sistema Único de Saúde -SUS  e no   Sistema Único de Assistência Social- SUAS. Busca formar os futuros assistentes sociais sintonizados com os princípios, diretrizes e práticas do SUS e SUAS, por meio da compreensão das relações de trabalho e sociedade, visando o aprimoramento da dinâmica de gestão, a qualificação dos processos de atendimentos humanitários, com intervenções a partir do reconhecimento das diferentes demandas dos usuários destes serviços e de evidências científicas. Para tanto, este curso tem duração de quatro anos com disciplinas elaboradas a partir de três Núcleos: - Núcleo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social; Núcleo de fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira e Núcleo de fundamentos do trabalho profissional. As temáticas que articulam os conteúdos essenciais de modo transversal, para esta formação são: Questão Social; Ética; Pesquisa; e Processo de Trabalho.

 

 

Equipe RADAR: O que é Serviço Social e o que faz um assistente social?

Professora Liliane Ribeiro: O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, para intervir em diversas formas das expressões conseqüentes de desigualdade social. O Assistente Social vai trabalhar em espaços ocupacionais/Instituições direcionados ao enfrentamento destas expressões da questão social. Deverá ter competências para formular e operacionalizar propostas de atendimentos voltadas para os usuários que demandam seus serviços, por meio de políticas públicas, empresariais de organização da sociedade civil e movimentos sociais.

 

Equipe RADAR:  Quais os principais campos de atuação de um assistente social e o que é preciso para atuar como tal?

Professora Liliane Ribeiro: O Assistente Social pode atuar em diversos setores, quais sejam: Setor Público (Prefeituras Municipais; Sistema de saúde; Sistema de assistência social; Sistema Judiciário; Sistema da previdência; Escolas; Fundações, etc.) Setor Privado (Empresas; Sindicatos; Escolas; Fundações; Universidades; Centros de Pesquisa, etc.) Terceiro Setor (ONGS; Associações; Entidades da sociedade civil; Entidades assistenciais; Entidades de apoio à luta por direitos; Centros Comunitários, etc.)

 

Equipe RADAR: Existe um piso salarial para esta categoria?

Professora Liliane Ribeiro: Como acontece em diversas profissões, no Brasil, existem propostas para este piso salarial, porém os salários variam conforme o espaço ocupacional, localidades regionais e as jornadas de trabalho. Os salários variam mais ou menos em torno de 1200,00 a 9000,00 mil reais. Após a sanção presidencial do PLC 152/2008 no dia 26 de agosto de 2010, o Diário Oficial da União (DOU) de 27 de agosto de 2010, na seção 1, publica Lei n0. 12.317, de 26 de agosto de 2010 que altera o artigo 5° da Lei de Regulamentação Profissional (Lei 8662/1993), passa a vigorar com a seguinte redação: "Art.5°-A. A duração do trabalho do Assistente Social é de 30 (trinta) horas semanais". A Lei 12.317/2010 ainda estabelece em seu artigo 2°: Aos profissionais com contrato de trabalho em vigor na data de publicação desta Lei é garantida a adequação da jornada de trabalho, vedada a redução do salário". Desse modo, as 30 horas semanais para assistentes sociais estão asseguradas na Lei 12.317/2010, que altera a Lei 8662/1993. Acesse o DOU com a publicação da Lei 12.317/2010. (http://www.cfess.org.br/noticias_res.php?id=463)

 

Equipe RADAR: Como está o mercado atualmente para os assistentes sociais?

Professora Liliane Ribeiro: De modo geral, no Brasil, um vasto campo de atuação para este profissional se descortina no século XXI. Novos desafios representados por avanços tecnológicos, econômicos, na área da saúde, somados ao agravamento de expressões da "Questão Social", requer um número cada vez maior de profissionais preparados para contribuir profissionalmente com a qualidade de atendimentos que se referem às Políticas de Saúde e Assistência Social aos quais a sociedade brasileira tem como direitos garantidos pela  Constituição Federal.

 

Equipe RADAR: Existe uma legislação básica que orienta a ação profissional do assistente social? Há um código de Ética do Assistente Social?

Professora Liliane Ribeiro: Sim. O Serviço Social é uma profissão Regulamentada pela Lei 8662/1993, norteado, também, pelo Código de Ética desta profissão, aprovado em 15 de março de 1993, com alterações introduzidas pelas resoluções CFESS N* 290/94 E 293/94.

 

Equipe RADAR: Como os assistentes sociais podem atuar junto às famílias e a comunidade para a construção de uma sociedade melhor?

Professora Liliane Ribeiro: A nosso juízo, primeiramente, praticando o respeito aos os indivíduos envolvidos, nesses grupos atendidos, como Sujeitos de sua própria história. Daí então poderá contribuir com suas competências: ética e política, teórico-metodológica e técnica – operativa.  Em linhas gerais, buscando valorizar atendimentos multidisciplinares nas Políticas e Programas sociais direcionados a este público e utilizando dos valores da Democracia "desvestindo-se" de preconceitos em seu cotidiano de trabalho.

 

Equipe RADAR: Partindo do pressuposto que esta é uma atividade que trabalha muito com a emoção humana, como o profissional pode conciliar suas próprias emoções no desempenho de sua profissão?

Professora Liliane Ribeiro: Profissões que surgem para atender demandas da sociedade para a defesa da vida humana com mais saúde e qualidade, como a Medicina ou a Psicologia, por exemplo, terão seus profissionais lidando, de muito perto, com mazelas e sofrimentos de diversas formas vivenciados pelo público alvo de seus serviços. Pressupomos que todos estes profissionais, sem distanciar-se de um sentimento humanitário, buscam atuar da melhor maneira, através de suas capacitações, com muito profissionalismo para um bom desempenho em prol dos usuários de seus serviços. O profissional de Serviço Social não fica fora desta regra.

 

Equipe RADAR: Você consegue ver alguma relação da empresa Júnior com o curso de Serviço Social?

Professora Liliane Ribeiro: Sim, ao considerarmos esta iniciativa como favorecedora do primeiro emprego e promotora de ações que poderão ser estendidas, de várias formas, em benefício da comunidade como uma Extensão Universitária.

 

Equipe RADAR: Como o TCC e o TIS podem contribuir na formação dos alunos deste curso?

Professora Liliane Ribeiro: O TIS no curso de Serviço Social é realizado nos quatro primeiros períodos e visa contribuir reflexões iniciais sobre as temáticas que articulam os conteúdos essenciais no Currículo Pleno de modo transversal instigando os discentes no sentido de uma maior apreensão desses conteúdos. Nos quatro últimos períodos do curso, os alunos são inseridos em campos de Estágios e concomitantes a estes períodos cursam disciplinas com orientações para que selecionem uma área de Pesquisa relacionada à temática de seu campo de estágio. O TCC é fundamental por significar a última etapa no processo de graduação onde o aluno vai poder desenvolver sua análise sobre impactos do problema por ele pesquisado, através de uma redação final, a ser apresentada para uma Banca Examinadora, o que antecede à sua "estréia" na vida profissional.

 

Equipe RADAR: Como coordenadora do curso de Serviço Social, que sugestão você dá aos alunos da FAMINAS-BH para agregar valor ao currículo, visando conquistar seu espaço profissional?

Professora Liliane Ribeiro: Buscar, cada vez mais, se envolver de maneira co-responsável quanto à qualidade de sua graduação investindo o mais que puder em Atividades Complementares, para além de um mero cumprimento da exigência Curricular.


E-mail de contato da Professora Liliane Ribeiro:  [email protected]


Acesse o Currículo Lattes dessa professora: PROFESSORA LILIANE MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO




Essa entrevista foi realizada pela Equipe RADAR: Cristina Moreira, Sabrina Martins e Débora Costa.

 

Caso você queira fazer sugestões ou comentários, mande-nos um e-mail: [email protected]

 


Vamos conversar?