ENTREVISTA: A Profa. Vanessa Patrocínio é entrevistada pela Equipe RADAR


Em 22/08/2011 às 14h12

No Ciclo de Entrevistas dessa semana apresentamos a Equipe RADAR apresenta a Professora Vanessa Patrocínio de Oliveira, Coordenadora do Curso de Nutrição da FAMINAS-BH. Ela possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e Mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente também é Coordenadora da Pós-graduação em Gestão em Saúde da FAMINAS-BH. Já foi nutricionista da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Prefeitura Municipal de Araçaí. Tem experiência na área de nutrição, com ênfase em Nutrição social, Nutrição clínica e Ciência de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos, antioxidantes, aterosclerose, câncer, escolares, alimentação escolar, dietoterapia. Confira abaixo a entrevista:

 

Equipe RADAR: Professora, gostaríamos de saber mais sobre o curso de Nutrição: natureza das disciplinas abordadas; período de duração média; grade curricular; necessidade de estágio; se há exigência de trabalho de conclusão de curso.

Professora Vanessa Patrocínio: O Curso de Nutrição da FAMINAS-BH tem por objetivo formar Nutricionistas éticos, generalistas, com visão humanista, crítica e reflexiva da realidade brasileira. Capacitados a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Para tanto, o curso conta com disciplinas que envolvem o conhecimento sobre o metabolismo humano (como o corpo humano é composto e como funciona), sobre a saúde e a doença, sobre nosso sistema de saúde (o SUS), sobre como a alimentação atua na saúde e na doença, sobre a alimentação adequada para cada pessoa e cada grupo populacional (crianças, atletas, idosos, etc), sobre quais são os aspectos sociais envolvidos na saúde e alimentação, sobre a manipulação de alimentos em casa, em um restaurante e na indústria de alimentos, além da gestão de serviços envolvidos na alimentação e nutrição.

 

Equipe RADAR: Quais as possibilidades de carreira para um bacharel em Nutrição?

Professora Vanessa Patrocínio: O nutricionista é um profissional de saúde necessário em várias instâncias governamentais e comerciais. A presença do nutricionista é necessária por lei, por exemplo, na alimentação escolar. Sua atuação é muito ampla, mas para resumir em tudo onde está envolvida a alimentação e nutrição de um indivíduo. Desde a lavoura, ao supermercado, a escola, ao centro de saúde, ao hospital e ao restaurante; nas políticas públicas de saúde; na alimentação de atletas de clubes esportivos; em hotéis para a perda de peso ou um mero descanso. Além da indústria de alimentos e Suplementos Nutricionais.

 

Equipe RADAR: Quais as habilidades profissionais e pessoais exigidas a um bacharel em Nutrição?

Professora Vanessa Patrocínio: Em linhas gerais são a atenção a saúde em sua totalidade, ou seja, ser capaz de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. O nutricionista deve ser capaz de tomar decisões visando otimizar e racionalizar os recursos com os quais trabalha, tendo como norte sempre a Ciência. Essa capacidade nos remete também a capacidade de estar sempre buscando novos conhecimentos e aprimorando nossos serviços. Além disso, deve ser acessível e confiável na prestação de informações a eles confiadas, tanto de maneira verbal quanto não verbal. Deve dominar a escrita e leitura e por que não (em vésperas de Copa do Mundo e Olimpíada no Brasil) dominar pelo menos uma língua estrangeira, além das tecnologias de comunicação e informação. Devido a ter o cargo de Responsável Técnico, o Nutricionista deve ter espírito de liderança e trabalho em equipe. Muitas vezes trabalhamos em equipes multiprofissionais.

 

Equipe RADAR: Que iniciativas o aluno de Nutrição pode tomar para enriquecer seu currículo? O que a faculdade oferece dentro deste contexto?

Professora Vanessa Patrocínio: O curso de Nutrição proporciona ao aluno uma nova perspectiva ocupacional diante das inúmeras possibilidades de atuação profissional, além de permitir que o indivíduo entenda aquilo que lhe é mais fundamental, a alimentação. Sem essa o ser humano não vive. Se o mesmo alimenta-se mal não tem qualidade de vida e saúde. Só o nutricionista é capaz de reverter esse quadro, pois é o profissional capaz de alterar a alimentação de forma efetiva a ser qualidade de vida. Essa é a proposta do Curso de Nutrição da FAMINAS-BH, formar profissionais capacitados e que fazem a diferença no mercado de trabalho e na qualidade de vida e saúde da população.

 

Equipe RADAR: O curso de Nutrição da FAMINAS-BH já é um curso reconhecido e autorizado pelo MEC?

Professora Vanessa Patrocínio: O curso é autorizado pelo MEC, com nota 4, porém ainda não foi reconhecido, pois é muito recente, ou seja, nenhum curso de Nutrição pode ser reconhecido com menos de 4 semestres letivos de andamento e nós estamos entrando para o quarto semestre. Estamos esperando a Comissão do MEC para reconhecimento a partir do ano de 2012.

 

Equipe RADAR: Por se tratar de um curso novo na instituição, quais os maiores desafios estão sendo encontrados por você como coordenadora do curso de Nutrição?

Professora Vanessa Patrocínio: Não só novo na instituição, mas a profissão de Nutricionista é muito nova também. E o desafio é esse: mostrar a importância do Nutricionista para a qualidade de vida das pessoas e desagregar conceitos errados como "Nutricionista é cozinheiro", "só trabalha em restaurante", "nutricionista só faz dieta para emagrecer", "é fácil ser nutricionista e estudar nutrição". É necessário que as pessoas entendam que o Nutricionista é um Profissional de saúde e assim deve entender toda a complexidade que é a saúde e a doença e como a alimentação está envolvida nesse processo. É um curso difícil, mas muito gostoso, lidamos com o que é mais fundamental para a vida: o alimento, e isso é gratificante.

 

Equipe RADAR: Em que áreas um nutricionista pode atuar e como está a receptividade do mercado nos dias de hoje para este profissional?

Professora Vanessa Patrocínio: Como disse em diversas áreas: em centros de saúde, consultórios de Nutrição, Hotéis, restaurantes comerciais e institucionais, clubes esportivos, academias, indústria de alimentos, escolas, bancos de leite, supermercados, em tudo que envolva alimentação e nutrição. Hoje o mercado está seletivo, para os melhores sempre tem um mercado sedento de profissionais que façam a diferença. Esse é o profissional que a FAMINAS-BH quer formar.

 

Equipe RADAR: Onde termina o papel do nutricionista e começa o do médico? Ou vice versa?

Professora Vanessa Patrocínio: Os profissionais de saúde trabalham em equipe cada um executa um papel dentro do tratamento e tudo deve ser discutido em prol do usuário do serviço de saúde. O médico é essencial para o diagnóstico, sem esse diagnóstico não é possível planejar e executar as medidas terapêuticas necessárias ao caso. Nós Nutricionistas, a partir desse diagnóstico elaboramos um plano de ação que envolve a educação alimentar e em alguns casos a prescrição de dietas adequadas as características de cada caso.

 

Equipe RADAR: Como conscientizar  a população sobre a importância de uma dieta saudável?

Professora Vanessa Patrocínio: De inúmeras formas, mas principalmente por meio de Políticas públicas que favoreçam a alimentação saudável.

 

Equipe RADAR: Qual a opinião dos profissionais de nutrição em relação aos remédios para emagrecer?

Professora Vanessa Patrocínio: Usados da maneira adequada, após o estudo do caso, como suporte para um Plano alimentar que visa à educação nutricional, os remédios são uma ferramenta no combate ao excesso de peso. Mas não resolvem nada sozinhos!!!!!

 

Equipe RADAR: Existe algum projeto na faculdade que visa o atendimento da comunidade por meio dos alunos de nutrição, a fim de que, os mesmos exerçam na prática o que aprendem na teoria?

Professora Vanessa Patrocínio: Com certeza, mas para isso é necessário que os alunos tenham a maturidade acadêmica para tal, só a partir do sétimo período do curso os alunos estão hábeis para o atendimento da comunidade. Até lá vários projetos de extensão estão em andamento com o objetivo de aplicar a teoria na prática aprofundando conhecimentos e buscando novos conhecimentos de acordo com as demandas encontradas. Um exemplo é a avaliação nutricional de crianças em escolas e projetos de educação nutricional desenvolvidos em asilos, escolas e até presídios buscando sempre promoção da saúde por meio da alimentação saudável. 


E-mail de contato da Professora Vanessa Patrocínio de Oliveira: [email protected]


Acesse o Currículo Lattes dessa professora: PROFESSORA VANESSA PATROCÍNIO DE OLIVEIRA




Essa entrevista foi realizada pela Equipe RADAR: Cristina Moreira, Sabrina Martins e Débora Costa.

 

Caso você queira fazer sugestões ou comentários, mande-nos um e-mail: [email protected]

 

Vamos conversar?