Éder Júlio Rocha de Almeida, aluno da FAMINAS-BH, conquista bolsa da Fundep


Em 11/08/2011 às 20h42

    O aluno da FAMINAS-BH Éder Júlio Rocha de Almeida, 23 anos, aluno do 4º período de Enfermagem conquistou uma bolsa de Iniciação Científica no Centro de Telessaúde de Minas Gerais (UFMG) através da Fundep. Éder passou por um processo de seleção que envolveu testes teóricos, provas de redação e informática, entrevista individual e análise de currículo escolar.
    A aprovação do futuro graduado em Enfermagem aconteceu no final do semestre passado e ele já tem três trabalhos científicos publicados na revista Nursing. Esses trabalhos serão apresentados em São Paulo nos dias 01 e 02 de setembro.
    
Para saber mais sobre a conquista desse aluno, confira abaixo a entrevista que o Éder Júlio concedeu à Equipe RADAR:

 

Equipe RADAR: Gostaríamos de saber mais informações sobre você: idade, curso (turno e período), atuação no mercado de trabalho.

Eder de Almeida: Tenho 23 anos, estou no 4° período de enfermagem (manhã). Atualmente trabalho como técnico auxiliar de regulação médica (TARM) na Unimed BH, e acadêmico de Enfermagem no Hospital das Clínicas.

 

Equipe RADAR: Por que a escolha por cursar Enfermagem?

Eder de Almeida: Na verdade não escolhi a enfermagem, fui escolhido por ela!  O gosto pela arte de cuidar nasce conosco e amadurece com a nossa trajetória de vida. A Enfermagem para mim é uma profissão que me acrescenta dia pós dia, me possibilita a ajudar o próximo sem deixar de ser eu mesmo!

 

Equipe RADAR: O que você, como aluno de um curso novo na instituição pode nos falar sobre a estrutura oferecida pela FAMINASBH?

Eder de Almeida: A FAMINASBH no geral é uma instituição que oferece um bom espaço físico. Mudanças sempre são essenciais para a manutenção da qualidade, principalmente por sermos a primeira turma, a partir do nosso feedback ajustes tem sido realizado para melhor nos atender.

 

Equipe RADAR: Como ficou sabendo do processo seletivo realizado na UFMG para bolsista de iniciação científica?

Eder de Almeida: Esta Vaga foi disponibilizada para ocupação vinculada a FUNDEP, deste modo foi divulgada através de internet. No meu caso, soube através de uma colaboradora do Hospital das clínicas.

 

Equipe RADAR: Geralmente quais são os critérios exigidos para processos seletivos como este da Federal?

Eder de Almeida: No processo seletivo foram aplicados inúmeros testes. (Teórico, redação, informática, entrevista individual e análise de currículo escolar). Justificando a importância de nós graduandos participarmos de congressos e outras atividades científicas que já é ofertada na FAMINAS-BH.

 

Equipe RADAR: A Faminas contribuiu de alguma forma para que você publicasse seus artigos e também para que você conseguisse sua bolsa na UFMG?

Eder de Almeida: Considero que todas as minhas conquistas estão vinculadas às pessoas que me favorecem grandes aprendizados, desde a minha família que embasou o meu desejo de estudar, principalmente minha mãe ROSANGELA, que é o meu porto seguro, ombro amigo e maior motivo da minha constante dedicação, até pessoas que de certa forma são essenciais para o contínuo processo de aprendizado. Destaco: meus professores que com zelo passaram um pouco do conhecimento deles, profª Vanessa Patrocínio por ser a precursora da iniciação cientifica em minha experiência de graduando, profª Anete por ter me dado a oportunidade de ser o seu monitor de bioquímica, coordenadora Sônia Nunes pelo apoio no momento decisivo, Daniel dos Santos Fernandes por ser o "modelo" de enfermeiro que quero ser e por ser a pessoa que faz dos meus dias os melhores possíveis, Isabella Maise por seus ensinamentos indiretos e por suas consultorias que tanto me favorece quanto futuro gestor de profissionais da ciência do cuidado, Drª Milena Soriano por ter apostado em mim e me ajudar no meu desenvolvimento, sendo hoje uma profissional que adquiriu integralmente o meu respeito, e as minhas amigas, Erika que sempre é a minha "segunda opinião formativa", e Raimunda Cristina por sempre me orientar com seus ensinamentos. Essas pessoas dentre outras não menos importante, é que me inundam de determinação para fazer o diferencial a cada madrugada em que eu acordo.

 

Equipe RADAR: Você tem 03 artigos publicados, quando e onde foram publicados? E que tipo de assunto abordam?

Eder de Almeida: Sim, tive três trabalhos de cunho científicos aprovados no IX congresso Nursing, com temas inovadores que permitem uma projeção dos futuros enfermeiros a migrarem para a área de prevenção e educação a saúde usando recursos tecnológicos como ferramenta de assistência da enfermagem, tendo foco na atenção primaria. Estes trabalhos elucidam o funcionamento e a importância do telessaúde de minas gerais.

 

Equipe RADAR: Diante destes artigos e do curso de iniciação cientifica, quais são seus projetos para o futuro?

Eder de Almeida: As publicações me dispensam de ter que fazer a monografia, mas pretendo utilizar os créditos da disciplina de TCC para elaborar o meu projeto de mestrado. Quanto à vaga de acadêmico de enfermagem do Hospital das Clínicas no centro de telessaúde da UFMG me permitirá conhecer as interfaces de um pesquisador, trazendo esta habilidade para a Enfermagem que cada dia mais se consolida em fazer ciência. 

 

Equipe RADAR: Que dica você dá para os alunos que pretendem publicar artigos e desejam conseguir uma bolsa de estudos não só na federal, mas em qualquer outra faculdade renomada?

Eder de Almeida: A minha dica é que façam valer a pena cada minuto de sua graduação, afinal o tempo é algo que não volta. Portanto pensar em produção cientifica é primordial para a defesa e crescimento da profissão, contribuição para a sociedade através do analítico resultante de pesquisas além de já ser critério para desempate na hora da sonhada entrevista de emprego.

 

A FAMINAS-BH parabeniza o aluno Éder Júlio Rocha de Almeida e lhe deseja muito sucesso em sua vida acadêmica.



Essa entrevista foi realizada pela Equipe RADAR: Cristina Moreira, Sabrina Martins e Débora Costa.

 

Caso você queira fazer sugestões ou comentários, mande-nos um e-mail: [email protected]
Vamos conversar?