Em 11/08/2011 às 20h42
Equipe RADAR: Gostaríamos de saber mais informações sobre você: idade, curso (turno e período), atuação no mercado de trabalho.
Eder de Almeida: Tenho 23 anos, estou no 4° período de enfermagem (manhã). Atualmente trabalho como técnico auxiliar de regulação médica (TARM) na Unimed BH, e acadêmico de Enfermagem no Hospital das Clínicas.
Equipe RADAR: Por que a escolha por cursar Enfermagem?
Eder de Almeida: Na verdade não escolhi a enfermagem, fui escolhido por ela! O gosto pela arte de cuidar nasce conosco e amadurece com a nossa trajetória de vida. A Enfermagem para mim é uma profissão que me acrescenta dia pós dia, me possibilita a ajudar o próximo sem deixar de ser eu mesmo!
Equipe RADAR: O que você, como aluno de um curso novo na instituição pode nos falar sobre a estrutura oferecida pela FAMINASBH?
Eder de Almeida: A FAMINASBH no geral é uma instituição que oferece um bom espaço físico. Mudanças sempre são essenciais para a manutenção da qualidade, principalmente por sermos a primeira turma, a partir do nosso feedback ajustes tem sido realizado para melhor nos atender.
Equipe RADAR: Como ficou sabendo do processo seletivo realizado na UFMG para bolsista de iniciação científica?
Eder de Almeida: Esta Vaga foi disponibilizada para ocupação vinculada a FUNDEP, deste modo foi divulgada através de internet. No meu caso, soube através de uma colaboradora do Hospital das clínicas.
Equipe RADAR: Geralmente quais são os critérios exigidos para processos seletivos como este da Federal?
Eder de Almeida: No processo seletivo foram aplicados inúmeros testes. (Teórico, redação, informática, entrevista individual e análise de currículo escolar). Justificando a importância de nós graduandos participarmos de congressos e outras atividades científicas que já é ofertada na FAMINAS-BH.
Equipe RADAR: A Faminas contribuiu de alguma forma para que você publicasse seus artigos e também para que você conseguisse sua bolsa na UFMG?
Eder de Almeida: Considero que todas as minhas conquistas estão vinculadas às pessoas que me favorecem grandes aprendizados, desde a minha família que embasou o meu desejo de estudar, principalmente minha mãe ROSANGELA, que é o meu porto seguro, ombro amigo e maior motivo da minha constante dedicação, até pessoas que de certa forma são essenciais para o contínuo processo de aprendizado. Destaco: meus professores que com zelo passaram um pouco do conhecimento deles, profª Vanessa Patrocínio por ser a precursora da iniciação cientifica em minha experiência de graduando, profª Anete por ter me dado a oportunidade de ser o seu monitor de bioquímica, coordenadora Sônia Nunes pelo apoio no momento decisivo, Daniel dos Santos Fernandes por ser o "modelo" de enfermeiro que quero ser e por ser a pessoa que faz dos meus dias os melhores possíveis, Isabella Maise por seus ensinamentos indiretos e por suas consultorias que tanto me favorece quanto futuro gestor de profissionais da ciência do cuidado, Drª Milena Soriano por ter apostado em mim e me ajudar no meu desenvolvimento, sendo hoje uma profissional que adquiriu integralmente o meu respeito, e as minhas amigas, Erika que sempre é a minha "segunda opinião formativa", e Raimunda Cristina por sempre me orientar com seus ensinamentos. Essas pessoas dentre outras não menos importante, é que me inundam de determinação para fazer o diferencial a cada madrugada em que eu acordo.
Equipe RADAR: Você tem 03 artigos publicados, quando e onde foram publicados? E que tipo de assunto abordam?
Eder de Almeida: Sim, tive três trabalhos de cunho científicos aprovados no IX congresso Nursing, com temas inovadores que permitem uma projeção dos futuros enfermeiros a migrarem para a área de prevenção e educação a saúde usando recursos tecnológicos como ferramenta de assistência da enfermagem, tendo foco na atenção primaria. Estes trabalhos elucidam o funcionamento e a importância do telessaúde de minas gerais.
Equipe RADAR: Diante destes artigos e do curso de iniciação cientifica, quais são seus projetos para o futuro?
Eder de Almeida: As publicações me dispensam de ter que fazer a monografia, mas pretendo utilizar os créditos da disciplina de TCC para elaborar o meu projeto de mestrado. Quanto à vaga de acadêmico de enfermagem do Hospital das Clínicas no centro de telessaúde da UFMG me permitirá conhecer as interfaces de um pesquisador, trazendo esta habilidade para a Enfermagem que cada dia mais se consolida em fazer ciência.
Equipe RADAR: Que dica você dá para os alunos que pretendem publicar artigos e desejam conseguir uma bolsa de estudos não só na federal, mas em qualquer outra faculdade renomada?
Eder de Almeida: A minha dica é que façam valer a pena cada minuto de sua graduação, afinal o tempo é algo que não volta. Portanto pensar em produção cientifica é primordial para a defesa e crescimento da profissão, contribuição para a sociedade através do analítico resultante de pesquisas além de já ser critério para desempate na hora da sonhada entrevista de emprego.
A FAMINAS-BH parabeniza o aluno Éder Júlio Rocha de Almeida e lhe deseja muito sucesso em sua vida acadêmica.
Essa entrevista foi realizada pela Equipe RADAR: Cristina Moreira, Sabrina Martins e Débora Costa.