ENTREVISTA: Éder Dinan é entrevistado pela Equipe RADAR


Em 21/06/2011 às 17h44

Éder Dinan é o professor responsável pelo curso Oratória e Desinibição realizado recentemente na FAMINAS-BH. Depois do sucesso do seu curso, a Equipe RADAR decidiu entrevistá-lo para que todos possam conhecer um pouco mais sobre o trabalho deste profissional. 

Equipe RADAR: Vamos começar conhecendo o profissional que você é. Fale um pouco sobre suas experiências no teatro e na televisão.

Eder Dinan: No teatro tenho poucas peças, me identifico mais com cinema e TV. Tenho formação em Teatro, TV e Cinema com os cineastas Tizuka Yamasaki e Walter Lima jr. no Rio. Em Minas, sou professor de Oratória e Desinibição e atuo  em empresas como, Copasa, Cemig, Sebrae, Tribunal de Justiça de MG., Universidade Católica, além de ser contratado pela Humanni (www.humanni.com.br) - empresa especializada em treinamento e comunicação profissional - como instrutor há quase dois anos. Ao término do curso de cinema, criei um curta com a atriz Luana Piovani, que foi sugerida para o papel e quando consultada aceitou na hora e disse:

"Eu li tudo, gostei, me emocionou e adoraria fazer parte deste contexto" Luana Piovani

Logo depois recebi convite da Rede Globo para fazer 2 cenas de grande repercussão na novela Por Amor contracenando com o ator Paulo José. Participei do programa Linha Direta. Fiz a peça "O Suicida Pulsa seu Túmulo",  "A Vida do Tênis William" e em MG fiz a peça "Maria da alegria" no Minas Centro. Na TV Cultura do Rio fiz participações no Telecurso, como professor de química. Estou a mais ou menos 3 anos e meio em MG. Minas tem uma grande variedade de comidas e, na minha opinião, pelo fato de viajar por todo Brasil, vejo que é um estado muito bem visto por todos.

 

Equipe RADAR: Como e quando você descobriu sua habilidade para ensinar?

Eder Dinan: Na verdade quando se aprende a ser ator e adquire as técnicas necessárias, você já está apto a passar o conhecimento. Entrei no teatro para aprender a representar, olhava tudo, os gestos... e assim ficava mais fácil de ensinar outras pessoas, acho superprazeroso ensinar, se não fosse não valeria a pena.

 

Equipe RADAR: Por que oferecer cursos de desinibição e oratória, o que te motivou a ingressar nesta área?

Eder Dinan: O que me fez optar por dar aulas foi a instabilidade da profissão de ator, por isso, senti a necessidade de ampliar meu leque de oportunidades e decidi trabalhar dando aulas para complemento do meu trabalho. "transformei a dificuldade em oportunidade". Na verdade existiam os dois cursos separadamente, mas acontecia que quando dava o curso de oratória os alunos sentiam a necessidade de ter o curso de desinibição e vice-versa, então vi a necessidade de juntar tudo em um curso só. E com isso, esse curso de Desinibição e Oratória é o único em MG, onde os alunos podem ter tudo num único curso.

 

Equipe RADAR: Como você chegou a FAMINAS–BH?

Eder Dinan: Procuro fazer contatos com faculdades conhecidas ofertando o curso e achei que estar em parceria com a FAMINAS-BH seria muito bom, por se tratar de um curso inovador, que agrega valor a ambas as partes.


Equipe RADAR: Como participantes da primeira turma do curso de Oratória e Desinibição da FAMINAS-BH, percebemos que o aprendizado passa por técnicas, humor e finaliza com momentos de emoção. Como você chegou a essa didática?

Eder Dinan: São os três fatores imprescindíveis para comunicação, técnicas (embasamento), humor (amacia o canal de levar) e sem a emoção não fica completo, está sempre faltando algo. Aprendi isso na prática mesmo. O bom orador quando usa a emoção cativa quem recebe. E tem também a informalidade, pois quanto mais informal o curso e a didática do professor, os alunos se soltam mais e o aprendizado flui melhor.

"As técnicas apresentadas no curso são de minha autoria, tal como a metodologia aplicada."

 

Equipe RADAR: Você já tem algum projeto em parceria com a FAMINAS–BH que prevê a oferta pela extensão, do curso de oratória II?

Eder Dinan: Projeto não, mas tenho pretensão de continuar com os cursos pelo fato de contribuir cada vez mais com o crescimento dos alunos e me realizar profissionalmente. Já temos em andamento as inscrições para a segunda turma do curso que ocorrerá nos dias 02 e 09 de Julho/2011. Outro curso que futuramente poderia ser ofertado na FAMINAS-BH é Oratória II, com uma dinâmica mais voltada para área de trabalho, focado na profissão de cada aluno. O atendimento é individual e pode-se entender claramente como deve ser a postura de cada profissional.


Equipe RADAR: Como você avalia a evolução dos alunos do inicio do curso até o término?

Éder Dinan: Na prática mesmo, pois tenho que vê-los falando, se apresentando ao público individualmente. Costumo dizer que no primeiro dia planto a semente e no segundo colho os frutos das técnicas apresentadas. É preciso que a pessoa se entregue totalmente, sem limitar para conseguir desenvolver e obter maior sucesso. Muitas pessoas já têm a habilidade e precisam apenas aperfeiçoar, mas o imprescindível é ter garra para aprender.

 

Equipe RADAR: Resumidamente, diga para os nossos alunos, porque este curso é tão importante.

Éder Dinan: Ele alinha dados e técnicas para a vida profissional que o aluno agrega a sua vida pessoal e sentimental, ele é completamente amplo e o aluno aprende a lidar com emoção, fala e o prepara para se posicionar perante a vida. Os conhecimentos não são apenas para a área profissional, esse curso muda a vida das pessoas. Pois se torna cada vez mais necessário que as pessoas aprendam a lidar com suas emoções pessoais, com sua vida em família, para ter um maior embasamento para solucionar problemas do dia-a-dia. Na minha opinião: "a sociedade deveria preparar as pessoas para dentro de casa pois com isso na vida profissional seria muito mais fácil de se soltar." Nos cursos, uso uma linguagem mais descontraída com o intuito das pessoas se soltarem. O ideal é que o grau de dificuldade seja quanto maior melhor, pois com isso se vê a capacidade de cada um de superar seus próprios obstáculos.

 

Equipe RADAR: Você pretende realizar algum projeto na FAMINAS-BH além dos cursos de Oratória?

Éder Dinan: Estou sempre aberto a novas oportunidades. Atuo em 5 áreas (Teatro, TV, cinema, oratória e desinibição). Vejo uma grande oportunidade de trabalhar com uma oficina de teatro dentro da instituição, percebo também uma possibilidade na área motivacional, talvez integrado com o curso de serviço social, ou até mesmo desenvolver um projeto junto aos professores, com o objetivo de estender o resultado aos alunos. Quem sabe também poderíamos desenvolver um projeto com os alunos para apresentação do TCC ajudando a amenizar a tensão na hora da apresentação, ou seja, existem vários projetos que eu poderia desenvolver junto à instituição, mais tudo depende do interesse e aprovação da FAMINAS–BH. "gosto de trabalhar em faculdade, pois o jovem se predispõe mais, se entrega e por ser sem vícios os resultados são mais positivos".


Equipe RADAR: Geralmente como é a sua relação com as turmas ao término dos cursos de oratória? Eles costumam te dar um feedback em relação à aplicação das técnicas aprendidas nas aulas?

Éder Dinan: Sim, sempre dão feedback, não só direcionado à vida profissional como também para a vida pessoal. Sempre tenho troca de e-mails com os alunos, alguns contam suas experiências após aprenderem as técnicas e as pessoas se surpreendem com a quantidade de conhecimento adquirido durante o curso.

 

Equipe RADAR: Atualmente, você está desenvolvendo algum projeto para televisão ou para o teatro?

Éder Dinan: No momento em MG não. Mais estou aberto a convites e oportunidades, visto que MG é um berço de talentos.


Equipe RADAR: Quais são os seus projetos profissionais para o futuro?

Éder Dinan: Os projetos estão mais focados à área de ensino, mais confesso grande  interesse em oferecer cursos para comunicadores de MG.

 

Equipe RADAR: Quem é o Eder fora das câmeras, dos palcos e das salas de aula?

Éder Dinan: Um meninão, fiel aos amigos, "zezão" aquela pessoa totalmente descontraída, largada, gosto de pescar, gosto de roça. Por opção não sou uma pessoa séria, brinco com a vida, conto piadas, como cachorro-quente na esquina, se a vida me oferece um limão, faço dele uma limonada.

 

Equipe RADAR: Se defina com uma frase.

Éder Dinan: "Não julgues e não serás julgado, não condeneis e não serás condenado, perdoai e serás perdoado." Ou seja,  o que você planta você colhe. Jesus é meu ídolo. Eu admiro o trabalho das pessoas, mais ídolo mesmo só Jesus.

 

Equipe RADAR: Éder, você gostaria de destacar algo antes de finalizarmos a entrevista?

Éder Dinan: Agradeço a FAMINAS-BH por ter aberto as portas, por ter me proporcionado esta oportunidade. Acredito no meu trabalho e confio nos frutos que serão colhidos após este treinamento e esta troca de informações. Fiquei muito feliz com esta primeira turma que teve uma energia maravilhosa e me surpreendeu em todos os momentos.

 

Equipe RADAR: Para encerrarmos a entrevista agradecemos a participação do professor Eder Dinan e apresentamos a opinião de alguns alunos que fizeram o curso de oratória na FAMINAS-BH.


Depoimentos de alguns alunos do curso de Oratória e Desinibição ministrado por Eder Dinan na FAMINAS BH

 

"Estou feliz como curso, pois ele agregou valor a minha formação, possibilitou uma mudança comportamental e criou uma visão crítica através das técnicas aprendidas."  Alexsandra A. Oliveira (Administração – 5° Período)

 

"Habilidade gestual é algo super estimado em nosso físico e é a necessidade real que nos leva a fazer o curso de oratória. Não sabe o que fazer com as mãos? Faça o curso de oratória, você irá aprender o que fazer com as mãos e ainda vai aprender a ter técnicas adequadas na hora de apresentar um trabalho." Elizabeth Cunha (Nutrição – 3º Período)


"Foi simplesmente sensacional, não tenho como mensurar minha satisfação. Foram doze horas que me acompanharão pelo resto de minha vida. Não consigo expressar o tamanho de minha satisfação e realização profissional e pessoal que o Eder Dinan me proporcionou."  Ellery Abreu (Administração – 5° Período)

 

"Gostaria de agradecer ao Eder e os demais amigos que eu fiz durante o curso pela colaboração e paciência em me ajudar a superar essa enorme barreira que eu tinha na minha vida que e falar em público."  Luiz Otávio Guimarães (Sistemas de Informação – 1º Período)

 

"O curso de oratória ministrado pelo professor Eder Dinan, foi excelente. É um curso totalmente dinâmico com o diferencial de colocar em prática as técnicas ensinadas. Levarei por toda a vida o aprendizado. Fica meu agradecimento ao Eder e amigos do curso." Natália Silveira (Ciências Contábeis - 7° Período)

 


"... Foram muitas as coisas que pude aprender neste pouco tempo de curso, que levarei para o meu cotidiano pessoal e profissional. O Curso oferecido pela Faminas e ministrado pelo professor Eder Dinan, nos mostra a importância da comunicação e o respeito que temos que ter com o próximo, onde devemos sempre tratar as pessoas com igualdade, de forma descontraída, sempre com alto astral. O curso enfatizou a importância de ser ter pensamentos positivos e ações positivas. Na comunicação não é diferente, basta ter autoconfiança e colocar em prática as técnicas apresentadas no curso que o sucesso será garantido. Agradeço a todos os que participaram deste curso oferecido pela Faminas, pois foi de grande importância o papel de cada um, pois juntos conseguimos superar as nossas dificuldades como comunicadores de uma forma bastante descontraída, onde ficou evidenciado que na comunicação você deve usar a mente, emoção e físico a seu favor. Gostaria de agradecer ao Eder Dinan pelo profissionalismo que conduziu o curso, pois proporcionou a turma uma excepcional experiência de vida, através de suas dinâmicas e técnicas de oratória e desinibição, onde e preciso experimentar para saber o quanto e bom."  Jilvá Luiz Silva (Sistemas de Informação – 7° Período)



Quer fazer o curso de Oratória e Desinibição? Clique aqui e inscreva-se!


 

Essa entrevista foi realizada pela Equipe RADAR: Cristina Moreira, Sabrina Martins e Débora Costa.

 

Caso você queira fazer sugestões ou comentários, mande-nos um e-mail: [email protected]
Vamos conversar?