Coordenadora do curso de Direito participa de evento na OAB.


Em 01/11/2005 às 14h56

A professora Alciléa Teixeira Lima, coordenadora do Curso de Direito da FAMINAS-BH, no dia 04 de outubro de 2005, compareceu á Aula Inaugural promovida pela OAB-JOVEM oferecida aos alunos do 1º período do curso de Direito de diversas faculdades, e foi convidada a compor a mesa.

A professora esclareceu que a FAMINAS-Muriaé formará em breve, sua primeira turma de Direito e a FAMINAS-BH, aguarda a autorização do MEC para funcionamento do Curso, previsto para fevereiro de 2006.

O evento foi realizado no Auditório da OAB-MG, situado na Rua Albita, 260 – Bairro Cruzeiro e contou com a presença maciça de alunos. Os universitários pagaram uma inscrição no valor de R$ 5,00 e mais um litro de leite.

 

Os palestrantes abaixo abordaram os seguintes temas:

 

Dr. Raimundo Candido Júnior (Presidente da OAB) – ADVOCACIA, PASSADO, PRESENTE E FUTURO.

 

Dr. Aristóteles Dutra de Araújo Atheniense (Vice Presidente Nacional da OAB) –

O MERCADO DE TRABALHO E AS PERPESCTIVAS DO BACHAREL EM DIREITO.

 

Dr. Antônio Marcos Nomhi (Presidente da comissão de Exame da Ordem da OAB-MG)- A IMPORTÂNCIA DO EXAME DA ORDEM

 

Dr. Luiz Fernando Valladão Nogueira (Presidente da Comissão de ética da OAB/MG)

ÉTICA  PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB/MG

 

Dr. Fernando Tadeu da Silva Quadros (Presidente da Comissão OAB/JOVEM)-

A OAB-JOVEM E SUA IMPORTÂNCIA

 

Seguem trechos das mensagens dos palestrantes:

 

“O exame da ordem não é para proteger o mercado para os advogados militantes.

 Ele existe no intuito de só deixar ir para o mercado de trabalho pessoas que tenham o conhecimento técnico apropriado para defender os interesses do cliente. E para que o aluno passe, não importa de qual faculdade ele vem, mas se a faculdade lhe proporcionou bons professores.

 Argumentou ainda a importância do aluno amar a  sua  profissão , pois só assim ele  conseguirá ser feliz com ela.

 Outro ponto bastante enfatizado foi que o aluno só terá sucesso na profissão, se ele transpuser os limites da sala de aula. O aluno do primeiro período deve desde já eleger como seus melhores amigos os livros. Fez uma abordagem ainda sobre a questão de estudo: que o estudo se assemelha à uma maratona. Disse que na maratona, primeiro o atleta corre um pouquinho, no segundo dia mais um pouco, e assim sucessivamente. Com persistência e dedicação nos estudos, a pessoa consegue não só passar no exame da OAB, como ter uma ótima base.

Na primeira fase do exame, é feita uma prova de todas as disciplinas, em múltipla escolha, em que o candidato deve tirar 5 em 10.

Na segunda fase da prova, o candidato tem direito de levar para consulta livros de doutrina e códigos, e desta vez a prova é aberta..” (palavras do Dr. Antônio Marcos Nomhi).

 

“A advocacia deve ser uma paixão disciplinada. O advogado deve ter uma solidariedade limitada com seu cliente, pois é imprescindível o equilíbrio. Não pode o advogado maltratar a parte adversa ou dizer palavras agressivas, por estar irmanado ao seu cliente. Deve ser paciente, ou seja, cultivar a ciência da Paz.

A advocacia não deve ser um fardo. Deve ser prazerosa e só será assim, para aqueles que escolheram o curso que realmente gostam.

O professor Aristóteles, continuou sua palestra, dizendo que o advogado deve fazer bem tudo que deve ser feito. Concluiu dizendo que o advogado do 3º milênio deve ser um conciliador, tentar evitar as demandas através do acordo. Deve também lutar contra o trabalho escravo, defender o meio ambiente, ou seja, não basta ser um bom advogado: tem que ser um bom cidadão. “ (palavras do Dr. Aristóteles Dutra de Araújo Atheniense).

 

Hoje fazemos parte dos 500.000 advogados brasileiros ávidos pelo mercado de trabalho. A nossa Constituição Federal, em seu artigo 133, proclama a indispensabilidade do advogado à administração da justiça, mas a sociedade vive fazendo piadas sobre a nossa profissão.

  Devemos mostrar o real valor da advocacia, que dá ao juiz, através de dois advogados, duas versões para serem analisadas, e através desse primeiro passo, prosseguirá um processo que decidirá o direito das pessoas. Assim sendo, o advogado deve ser claro e objetivo, demonstrando nas petições o direito do seu cliente. É dever do advogado atuar no processo de forma altiva, confiante, independente e segura, pois todo advogado goza de  imunidade profissional. A imunidade entretanto deve ser exercida com responsabilidade.

Ao final da palestra, o professor propôs a criação de uma comunidade “eu odeio piada de advogado” e pediu que todos os presentes repetissem; “eu odeio piada de advogado. Foi tudo muito divertido.” (palavras do Professor Luiz Fernando Valladão Nogueira)

 

A partir de hoje vocês tem que manter uma postura madura: o lema para o profissional do direito é 1º: estudar , estudar , estudar-2º - estudar, estudar e estudar. O aluno de hoje que se contentar em tirar 60% de nota na sua faculdade, será um profissional apagado.Persigam o conhecimento, saibam que os seus professores, apesar de quererem o melhor para vocês, não podem fazer a parte que lhes cabe. Somente o empenho pessoal do aluno, através do estudo, poderá transpor limites e levar ao aperfeiçoamento. Que não se enganem aqueles alunos que levam o curso sem seriedade: os próprios colegas o discriminarão no futuro. Não lamentem quando o curso acabar: sua chance é agora, estudar desde o primeiro período do curso.

Questionem se vocês tem vocação para o curso de Direito, pois advogar é solucionar problemas alheios. É um verdadeiro sacerdócio.

Quando tinha 8 anos, a minha professora foi perguntando para cada colega de classe qual a profissão que eles queriam exercer no futuro: eu fui o único que disse que queria ser advogado. A grande maioria, quase metade da sala queria ser engenheiro, um quarto queria ser médico, e o restante se dividia em diversos cursos existentes.

Hoje em dia é o contrário: existe uma enorme demanda para o curso de Direito. Isso se deve principalmente porque o Direito é o curso que oferece o maior leque de opções dentro do mercado de trabalho: os bacharéis podem ser advogados, defensores públicos, serventuários da justiça, delegados, promotores, juízes ; ou seja terão acesso a um bom lugar na sociedade.

Para terminar, o presidente da OAB/MG disse uma frase  que causou uma gargalhada geral: “ Que uma palestra, para ser boa, deve ser como uma mini-saia: curta o bastante para cobrir o assunto e ao mesmo tempo manter o interesse”.(palavras do Dr.Raimundo Cândido Júnior)

 

A OAB-JOVEM convida a todos os universitários a participarem das reuniões que ocorrem na OAB, de 45 em 45 dias. Falarei agora de algumas conquistas da OAB-JOVEM:

A OAB em convênio com a UNIPAC, conseguiu um curso de pós-graduação em direito civil  e processo civil, ao preço módico de R$ 190,00.

Temos um projeto de interiorização da OAB e estamos com uma certa freqüência visitando faculdades no interior. Desde já nos colocamos à disposição para visitar a faculdade em Muriaé e tão logo o curso de Direito esteja funcionando em Belo Horizonte, também a  FAMINAS-BH.

Temos projeto bolsa-emprego, em parceria com a Caixa de Assistência do Advogado, onde procuramos inserir os estagiários no mercado de trabalho. Existe ainda uma luta, para que os escritórios aceitem estagiários que estejam cursando os primeiros períodos, e não somente  aqueles que já estão no 7º período e já receberam  carteira da OAB.

A OAB oferece ainda convênios médicos e odontológicos.” (palavras do Dr. Fernando Tadeu Silva Quadros)

Vamos conversar?