Agentes Escolares da Defesa Civil da FAMINAS orientam crianças e idosos

Mais de 200 pessoas foram atendidas ao longo de 6 meses


Em 02/10/2024 às 13h14

Entre os meses de abril e outubro, a FAMINAS realizou o projeto Agentes Escolares de Defesa Civil para crianças, adolescentes e idosos do Instituto Amo e Legião da Boa Vontade (LBV).

No Instituto Amo, os idosos receberam orientações de como reconhecer sintomas de problemas de saúde e como aferir pressão. Os estudantes responsáveis pela ação também rastrearam a pressão arterial em 160 pessoas. Entre elas, 83 foram identificadas com valores acima da média.

As recomendações passadas pelos alunos incluíram mudanças na alimentação, prática de atividades físicas, técnicas de controle de estresse, incentivo à cessação de álcool e tabagismo e monitoramento regular da pressão arterial.

Já na LBV, os alunos desenvolveram atividades educativas para 50 crianças e adolescentes dos 5 aos 15 anos de idade. Os temas abordados foram saúde bucal, alimentação saudável e os riscos da água parada e doenças que podem causar. As ações incluíram:

•    Demonstrações sobre a escovação correta dos dentes, importância do uso do fio dental e dicas para manter a saúde bucal em dia;
•    Oficinas sobre a pirâmide alimentar e conscientização sobre os efeitos dos alimentos;
•    Jogos e atividades que demonstravam como manter ambientes limpos e livres de focos de água parada, assim como doenças que podem ser transmitidas, como dengue e zika. 

No total, 5 alunos da FAMINAS atenderam e orientaram 210 pessoas. A ação teve o objetivo de capacitar alunos sobre como agir em épocas de chuva e os envolveu na promoção da saúde coletiva, criando uma cultura de prevenção e cuidado na comunidade.
 
Vamos conversar?