Maio Vermelho: a prevenção é a melhor solução para o câncer bucal


Em 16/05/2022 às 14h35

O câncer bucal envolve todos os tumores malignos que afetam desde o início da boca junto aos lábios, passando pela mucosa da boca e língua, indo até as amígdalas e a úvula. 

• PRINCIPAIS CAUSAS 

Está muito relacionado aos hábitos de fumar e de consumir bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas, sendo que, a associação delas aumenta muito risco de se desenvolver um câncer.

• PRINCIPAIS SINTOMAS

O grande agravante deste câncer é que ele não causa muitos sintomas nas fases iniciais, e pode passar completamente despercebido, sendo confundido com uma pequena úlcera que não cicatriza ou uma mancha branca na mucosa da boca.

Apenas quando a lesão se torna muito grande, que é possível identificar os sintomas, que são usualmente muita dor para engolir ou para abrir a boca. 

• COMO FAZER O AUTOEXAME:

- Apalpe o pescoço comparando o lado esquerdo com o direito à procura de caroços.
- Nos lábios, observe se existem manchas (brancas ou escuras) e feridas.
- Puxe os lábios e examine por dentro, em cima e embaixo.
- Coloque a língua o máximo para fora o máximo que puder. Observe a parte de cima. Veja se há dificuldade na movimentação. 
- Abra a boca, diga AAAAA e observe o fundo da garganta. Examine também o céu da boca.

Atenção! O autoexame não exclui a necessidade de consultar um profissional.

Olhe. Busque. Previna-se. O câncer de boca tem cura!

#MaioVermelho | Mês de conscientização da prevenção do câncer bucal

• CORES PELA VIDA

Promover o diálogo e o debate transformador sobre tantos assuntos é um dos grandes viéses do projeto "Cores pela Vida". Inspirado na pluralidade das emoções, sentimentos e sensações, a FAMINAS defende que o conhecimento sobre si e o outro ajudam a impulsionar a saúde da nossa sociedade. Juntos, compartilhamos as cores que compõem a aquarela da VIDA.