Em 17/05/2019 às 10h53
Por: COMUNICAÇÃO FAMINAS-BH
Alunos dos cursos de Psicologia, Nutrição, Direito, Medicina e Enfermagem visitaram o Museu da Loucura, na cidade de Barbacena, 190 km distante de Belo Horizonte.
Acompanhados de alguns coordenadores, os alunos puderam conhecer a história do primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais, o Hospital Colônia de Barbacena. O acervo do museu é composto por textos, fotografias, vídeos, documentos, equipamentos, objetos e instrumentação cirúrgica que relatam a história do tratamento ao portador de sofrimento mental.
O museu é um importante elo entre a instituição e a sociedade e tem também a expectativa de proporcionar a quebra do estigma contra o portador de sofrimento mental, despertando reflexões sobre as fronteiras entre a loucura e a razão.
O Museu da Loucura foi inaugurado em 16 de agosto de 1996, através de uma parceria entre a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e a Fundação Municipal de Cultura de Barbacena (Fundac). É uma importante construção arquitetônica considerada símbolo do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB), fato que motivou a escolha do local para abrigar o museu.
Para ver as fotos, clique aqui.