II Semana Acadêmica de Direito: resumo do primeiro dia


Em 29/08/2007 às 15h50

Começou ontem a II Semana Acadêmica de Direito da FAMINAS-BH e, pode-se dizer, sem exagerar, que a estréia foi em grande estilo.

 

Discursos eloqüentes e acalorados deram o tom das palestras proferidas noite passada.

 

Iniciadas as atividades, a aluna do 4º período noturno de Direito, Deborah Rodrigues de Oliveira, abriu o evento com a apresentação de artigo de sua autoria e arrancou elogios rasgados dos demais palestrantes – todos sumidades em suas áreas de atuação – pela relevância do trabalho e competência da aluna na sua elaboração.

 

Na seqüência, o Dr. Ronaldo Bretas de Carvalho Dias, Diretor Secretário Geral Adjunto da OAB/MG, demonstrando singular domínio retórico,  abordou a questão do advogado e o Estado Democrático de Direito, criticou a morosidade no andamento e solução de processos no Brasil, alegou falta de investimento do Estado em Justiça, Saúde e Educação e salientou a importância das escolas de Direito na formação social do advogado – ressaltando o valor da figura do professor como aquele que ensina e orienta.

 

Já o Dr. Joel Gomes Moreira Filho, Diretor Tesoureiro da Escola Superior de Advocacia da OAB/MG e Membro da Comissão de Direito Tributário da mesma instituição, falou das perspectivas do mercado de trabalho para o jovem advogado. Ao introduzir o tema, o magistrado forneceu dados estatísticos como a existência de cerca de 700 mil advogados no mercado brasileiro e 1 077 escolas de Direito no país. De acordo com o Dr. Joel Gomes, o egresso das faculdades de Direito deve apoiar-se em quatro pilares essenciais para o sucesso na profissão: o contínuo aperfeiçoamento, a ética, a criatividade e a perseverança. “Às vezes o caminho mais fácil não é o melhor caminho, e o caminho do advogado é muito árduo”, ensina.

 

“A OAB e o exercício da Cidadania” foi sobre o que versou o Dr. Lúcio Aparecido Souza e Silva de maneira apaixonada e loquaz. Reiterou a fala do palestrante anterior ao afirmar que “é papel do advogado o compromisso com a ética, a cidadania e a nação brasileira” e se valeu de uma metáfora para definir o profissional de Direito: “O advogado é uma pedrinha na chuteira dos que burlam a lei”. Falou também do papel da OAB e dos benefícios prestados aos associados (aqueles que, segundo ele, possuem o “carteiraço” – uma alusão à carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, indispensável ao exercício da profissão). O Dr. Lúcio Aparecido ainda ofereceu 10 kits da OAB para serem sorteados entre os presentes.

 

Para encerrar, o Dr. Marco Antônio Freitas fez algumas considerações acerca do tema “A importância da participação na OAB Jovem”, quando também falou dos projetos da Comissão da OAB Jovem que contemplam diversos aspectos da realidade dos “jovens advogados” (como são conhecidos aqueles com menos de cinco anos de ingresso na Ordem).

 

Todos os palestrantes foram unânimes em reforçar a importância de eventos desse tipo e elogiaram copiosamente a iniciativa do curso de Direito, as instalações da FAMINAS-BH, a administração da instituição e os corpos docente e discente.

 

Depois da entrega de certificados aos participantes e das perguntas da platéia, a coordenadora do curso de Direito, Prof.ª Ms. Alciléa Teixeira Lima, fez um último pronunciamento no qual agradeceu a participação dos palestrantes e dos alunos e, emocionada, deu por encerrada a primeira noite da II Semana Acadêmica de Direito da FAMINAS-BH.

Vamos conversar?