Em 22/05/2018 às 12h58
Por: Comunicação FAMINAS-BH
As equipes formadas por alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina da FAMINAS-BH se destacaram na II edição da Olimpíada Mineira de Simulação em Medicina de Emergência e Terapia Intensiva, realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Abramed e pela Sociedade Mineira de Terapia Intensiva – Somiti. Além das equipes, nove alunos disputaram a competição individual de CPR Hands Only Competition.
As competições, que aconteceram no dia 18 de maio, nas dependências da faculdade, se dividiram em quatro categorias. ACLS: Suporte Avançado de Vida em Cardiologia; PALS: Suporte Avançado de Vida em Pediatria; PHTLS: Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma e CPR. As modalidades escolhidas são áreas de estudos estratégicas para o desenvolvimento de profissionais na atenção à saúde em diversos cenários, principalmente a Emergência e Terapia Intensiva.
A abertura aconteceu no dia 17 de maio, com os representantes da organização e os alunos participantes, e o sorteio das competições.
Seis equipes da FAMINAS-BH participaram do pódio, além do aluno João Marcos, do 8º período de medicina, que faturou o primeiro lugar na a competição individual de CPR Hands Only Competition. Quinze equipes competiram representando a instituição.
A equipe de jurados foi composta por representantes da Abramed, Somiti e Corpo de Bombeiros. A comissão organizadora da Olimpíada também contou com a participação da equipe de coordenação docente do Centro de Treinamento e Simulação Realística da Faminas BH - SIMULAB, os professores Enfermeiro Daniel Fernandes e o Médico Intensivista e Infectologista Cristiano Valério.
As equipes vencedoras em cada categoria foram:
ACLS: Suporte Avançado de Vida em Cardiologia
1º lugar – Equipe liderada pela aluna Sandy Ellen Batista Junqueira Neves, das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP MOC);
2º lugar – Equipe liderada pela aluna Glaucia Gattoni Medeiros, 11º período de medicina da FAMINAS-BH;
3º lugar – Equipe
liderada pela aluna Daniela Borges, aluna do 12º período de medicina da
FAMINAS-BH.
PALS: Suporte Avançado de Vida em Pediatria
1º lugar – Equipe liderada pela aluna Paula Duca Bustamante, aluna do 12º período de medicina da FAMINAS-BH;
2º lugar – Equipe liderada pela aluna Ana Carolina de Paiva Souza, aluna do 8º período de medicina da FAMINAS-BH;
3º lugar – Equipe
liderada pela aluna Vivian Paiva Ribeiro, aluna do 7º período de medicina da
FAMINAS-BH.
PHTLS: Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma
1º lugar – Equipe liderada pelo aluno Renato Policarpo da Silva, aluno do 7º período de enfermagem da FAMINAS-BH;
2º lugar – Equipe liderada pelo aluno André Borges Quadros, da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (FASEH);
3º lugar – Equipe
liderada pela aluna Tamara Aires, aluna do 9º período de enfermagem da
FAMINAS-BH.
CPR Hands Only Competition
1º lugar – João Marcos Barcelos Silva, aluno do 8º período de medicina da FAMINAS-BH;
2º lugar – Victor Campos Bonfim, da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (FASEH);
3º lugar – Natania
Gonçalves, aluna do 2º período de medicina da FAMINAS-BH.
A II edição da Olimpíada Mineira de Simulação em Medicina de Emergência e Terapia Intensiva contou com a participação de 150 alunos inscritos nas modalidades e representação de nove instituições de ensino do estado.
O objetivo das Olimpíadas é fomentar nos alunos o gosto pelo estudo, o desenvolvimento de habilidades técnicas, comportamentais e atitudinais necessárias para um bom desempenho durante a atuação profissional, principalmente em ambientes de Urgência e Emergência, onde a maioria dos recém-formados acabam por iniciar sua vida profissional. Deste modo, espera-se contribuir com a transformação da realidade observada atualmente nas portas de entrada de todo o país.
Para ver as fotos da Olimpíada, clique aqui.