Em 02/11/2017 às 17h10
Por: Assessoria de Marketing e Comunicação da LBV
Belo Horizonte/MG – A Legião da Boa Vontade (LBV), com o seu propósito de desenvolver durante todo o ano ações em prol a melhoria da qualidade de vida dos atendidos, realizou no mês de outubro também atividades relacionadas à Campanha Outubro Rosa.
No dia 18 de outubro, a Instituição promoveu uma importante palestra de conscientização e prevenção do câncer de mama para os idosos atendidos no programa Vida Plena, desenvolvido em seu Centro Comunitário de Assistência Social, na capital mineira. A iniciativa contou com a participação dos alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Minas – FAMINAS-BH, representada pelos preceptores Marcelina Mendonça e Thiago Ubaldo, além de outros 23 alunos do décimo período do curso.
E, mesmo sendo um assunto tão sério, professores e acadêmicos conseguiram compartilhar o conhecimento de forma bastante descontraída. Por meio de uma dinâmica intitulada mitos e verdades, muitas dúvidas foram sanadas. "Eu não sabia que os homens também podem ter câncer de mama. E a atenção e carinho que eles têm com a gente ao ensinar, faz muito bem. Antigamente ninguém falava sobre isso, hoje está mais exposto e a gente vai mais ao médico. A LBV nos tem dado muita alegria, agradeço muito por estar aqui, neste meio que é maravilhoso!" disse a senhora Maria Helena, 61 anos.
Para facilitar o entendimento das orientações sobre o autoexame, a faculdade disponibilizou a mamamiga (mama estilizada). Sobre esta ‘ferramenta’, explicou a aluna Márcia Tainá que também enfatizou, muito emocionada, sua identificação com a profissão: "A mamamiga é um boneco com a região dos seios e das axilas, que a gente leva nos eventos para incentivar e explicar como realizar o autoexame, as idosas puderam ‘tocar’ e conseguimos mostrar de forma bem interativa. Além da mamografia, este é um exame muito necessário porque consegue identificar algo no início e procurar um médico. Eu escolhi este curso pela vontade de cuidar do outro, é o que eu quero e isso me emociona muito", disse.
A senhora Eunice Augusta, 78 anos, que já enfrentou e venceu este desafio, relata: "Quando eu tive câncer, eu não tinha estas informações. Ninguém na minha família tinha tido este problema. E, foi pela intuição de Deus que eu fui fazendo o exame todo ano e um dia detectou. Então, foi o cuidado mesmo, essa vontade que eu tenho de viver e a maravilhosa vontade de Deus. Tudo que eu faço é pensando no bem-estar. Esta palestra veio firmar o que eu já tinha passado. Tudo que foi falado hoje aqui foi maravilhoso! Todos foram orientados como prevenir. E eu digo: Viva a LBV porque ela nos traz só coisas boas, instrução, benefícios a cada dia, não só no lazer, a dedicação à saúde, a importância de viver melhor, de ter uma velhice saudável e, cada dia que passa vem aprimorando mais".
Thiago Ubaldo, professor, ressalta a atuação do profissional de enfermagem e as contribuições de hoje: "Na Faminas, fazemos estágio desde o início do curso trabalhando diretamente com o público, não somente com o diagnóstico, mas também com a prevenção, principalmente com palestras educativas. A enfermagem está diretamente ligada ao cuidado. O profissional de enfermagem geralmente é o primeiro contato, seja na atenção primária ou no hospital. Hoje ensinamos como realizar o autoexame das mamas, o período, os principais exames, a faixa etária, como prevenir, como identificar fatores de risco, apresentamos mitos e verdades e sanamos muitas dúvidas", afirmou.
Uma característica importante dos idosos da atualidade, foi ressaltada pela professora Marcelina Mendonça: "Nos dias de hoje, a população idosa está mais saudável, mais preocupada em ter uma velhice mais saudável. A gente percebe isso na alegria deles aqui, que se importam muito em estar ativos e não se deixarem abater pela idade. A gente trouxe alertas (...) que sejam disseminadores destes conhecimentos. Atividades como esta de hoje, movimenta, ativa, faz com que eles se sintam importantes, se sintam parte da sociedade e sintam que ainda têm muita coisa para viver", disse.
Disseminar conhecimento e participar dos muitos serviços oferecidos pela LBV é o que a maioria destes atendidos gosta de fazer. Não é mesmo, senhora Conceição Augusta, de 71 anos!? "A palestra foi muito gratificante! Muitas coisas, a gente não sabia. Foi muito bom pra nós e para levar este conhecimento para as nossas famílias e amigos. Em qualquer idade, nunca é tarde para saber. Eu gosto de fazer atividades físicas. As atividades aqui na LBV nos acrescentam muito, aqui a gente se sente abraçada. Trazem palestrantes, tem educadores, tem instrutor de capoeira, tem um coral muito bacana, aulas de artesanato, é fantástico! Isto ajuda na saúde e na vida. Eu vejo aqui uma nova família, muitos amigos".
A professora ressalta o quanto se sentiu feliz nesta ação. "Na correria do dia a dia, a gente passa aqui em frente e não tem noção da proporção do trabalho que é feito aqui dentro. A gente vê refletido no olhar de cada um como é importante para eles estarem aqui e o que isso muda na vida deles. Agradeço a oportunidade de estar aqui e ganhar muito mais que partilhar, porque o que a gente recebeu de carinho, de sorriso, de olhar gratificante, valeu muito mais do que qualquer outra atividade que estivesse fazendo", enfatizou.
O professor Thiago também considerou muito valiosa esta experiência: "Vou voltar aqui para conhecer melhor. Esta oportunidade de poder vir e conhecer este público foi importante demais. Estes alunos, daqui a dois ou três meses estarão no mercado de trabalho, vivenciando o que aprenderam nos cinco anos de faculdade. Em nome da Faminas - BH, eu agradeço", finalizou.
Nos dias 17 e 25 de outubro, colaboradores e voluntários da Instituição utilizaram lenços rosa e também doar um outro lenço à Campanha Outubro Rosa. O recebimento destes lenços se estenderá até o dia 31/10. As doações serão destinadas pela LBV a mulheres que fazem tratamento contra o câncer.
A LBV convida todos a também fazer doação de lenços novos e com isso, elevar a autoestima e a esperança das mulheres que enfrentam a doença. As doações podem ser entregues na Av. Cristiano Machado, 10.691 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490 – 8101.
*Contribuiu com a notícia a Assessoria de Comunicação da Faminas-BH.