FAMINAS-BH sedia XII Semana Nacional de Conciliação


Em 12/12/2017 às 15h57

Por: Comunicação FAMINAS-BH

A Faminas-BH sediou, na última semana de novembro, durante seis dias, a Semana Nacional de Conciliação, em parceria com a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais – COHAB Minas e com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG.

O curso de Direito, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, proporcionou aos seus alunos a vivência inédita e inovadora de atuarem em casos reais, aproximando a teoria abordada em sala de aula à prática da conciliação.

Foram realizados 507 atendimentos de famílias da cidade de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, que tinham algum tipo de pendência com a COHAB-MINAS. Tais atendimentos geraram 490 acordos, realizando assim o sonho a casa própria para 490 famílias de mutuários. O êxito superior a 95% supera, em muito, as expectativas do Conselho Nacional de Justiça.

Mais de 50 alunos do curso de Direito da Faminas-BH participaram como conciliadores, após um treinamento para efetivar a inscrição. Todos eles tiveram uma experiência incrível na área cível. Alunos dos demais cursos da área de saúde e educação da instituição puderam cooperar com aferição de pressão, peso e oficinas pedagógicas para as crianças.

O projeto contou ainda com a participação de advogados e representantes da COHAB-MINAS, da Defensoria Pública do Estado e da juíza da 3ª Vara Cível da Comarca de Santa Luzia, Dra. Edna Márcia Lopes Caetano atuando nas audiências realizadas com os mutuários.

A XII Semana Nacional de Conciliação aconteceu entre os dias 27 de novembro a 1º de dezembro de 2017 em todo o País. A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais.

Confira os depoimentos de alguns alunos que participaram da Semana de Conciliação:

Thatiele Reis

"Vou confessar que ao saber da possibilidade de ser conciliadora, eu fiquei bastante receosa. Nunca tinha nem chegado perto de ter uma experiência tão incrível como essa. Foi realmente muito bacana atuar como conciliadora e poder ver a satisfação de cada pessoa que estava ali para solucionar seu problema. Muito obrigada pela oportunidade! " 

Paulo Roberto

"Gostaria de expressar o quanto me senti gratificado por ter participado deste importante projeto. Poder fazer parte desta experiência foi algo inexplicável. Vivenciar tantas situações práticas, envolvendo um ramo tão relevante do direito e de extrema importância na vida das pessoas envolvidas, me fez entender o tamanho do envolvimento social abarcado pela extensão deste projeto. A iniciativa de ceder a estrutura para esse acontecimento, somada ao fato de proporcionar aos alunos um envolvimento direto com os casos tratados durante a realização dos trabalhos, foi algo que nos proporcionou uma emoção que até então não conhecíamos. Ver o sorriso de tantas pessoas que viam seus sonhos tão próximos de se realizar e que até então não tinham qualquer expectativa disto acontecer, foi o mais importante para mim. As lágrimas derramadas pelas pessoas que viam a realização do sonho da casa própria, certamente tinha um gosto doce de vitória. A vocês, idealizadores e organizadores deste projeto, o meu muito obrigado! "

Marina Minelli

"Queria agradecer a imensa oportunidade que a FAMINAS-BH, Cohab Minas e o TJMJ me proporcionou.  Foi uma experiência única (que sinceramente queria que durasse mais de uma semana). Todos da Cohab foram super educados com os alunos e nos explicaram muito bem. Mais uma vez, obrigada pela oportunidade."

David Coelho

"Obrigado! Eu agradeço pela oportunidade de conviver um pouco com a prática e de estar proporcionando algo de grande relevância na cidade em vivo. Quero ter a oportunidade de fazer isso mais vezes. "

Nubia Gabriela Nascimento de Paula.

"Eu tenho gostado muito dessa experiência de ser Conciliadora. Ao meu ponto de vista, trabalhar nesse mutirão foi perfeito para melhorarmos e aprimorarmos a escrita e a qualidade das petições. Fiquei triste, pois essa experiência durou apenas seis dias, mas fico agradecida pelo desempenho da professora Cintia Gonçalves em nos proporcionar essa experiência maravilhosa na faculdade. Aproveitei ao máximo, vindo todos os dias e ficando o dia inteiro, e aprendi bastante. Espero poder participar de vários outros eventos como este. Desde já agradeço por tudo."

 Para ver as fotos, clique aqui.

*
Colaborou com a notícia a professora Cintia Gonçalves, coordenadora do NPJ.

 

Vamos conversar?