Alunos da FAMINAS-BH ganham Olimpíada Mineira de Simulação


Em 30/10/2017 às 11h45

Por: Comunicação FAMINAS-BH

Os alunos da Faminas-BH ganharam a primeira edição da Olimpíada Mineira de Simulação em Medicina de Urgência e Emergência, realizada nos dias 20 e 21 de outubro, nas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - Fip Moc, em parceria com a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva.

A temática escolhida para esta primeira edição foi o Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, popularmente conhecido na área da saúde como ACLS.  Esta diretriz busca padronizar o atendimento de casos de parada cardiorrespiratória, arritmias, infarto e acidente vascular encefálico.

O ACLS é atualmente um conteúdo essencial para médicos e enfermeiros que atuam nas urgências, centros de terapia intensiva e ambientes de cuidado de forma geral. Além de compor as ementas básicas de formação dentro das escolas de medicina e enfermagem, ele é ofertado por meio de formação complementar em cursos realizados em centros de treinamento autorizados pela AHA em todo o mundo. Estes cursos são conhecidos pelo uso de metodologias ativas, como a simulação realística.

A Faminas BH levou 3 equipes compostas por alunos de enfermagem e medicina, que tiveram os melhores desempenhos da Olimpíadas. A equipe verde, composta pelos alunos Stepanhie Gouvêa (7° período de medicina); Natália Borges (8° período de medicina); Vívian Paiva (6° período de medicina); Amanda Medeiros (8° período de enfermagem) e Carolina Sellera (também do 8° período de enfermagem) trouxe o troféu de campeão para BH, demonstrando não apenas conhecimento científico, mas sobretudo interação eficiente e segura entre futuros médicos e enfermeiros.

Participaram também das Olimpíadas, os alunos Daniela Martins (11º período de Medicina), Pedro Ícaro (6º período de Medicina), Laylla Correa (6º período de Medicina), Rafaela Dias (8º período de Medicina) e Adriana Pereira (8º período de enfermagem), formando a equipe vermelha; Luyse Tavares (11º período de Medicina), Lorena Oliveira (11º período de Medicina), Isabela Rocha (11º período de Medicina), Juliane Boa Morte (11º período de Medicina) e Sarah Chaves (8º período de Medicina), formando a equipe azul, e ainda a aluna Tamara Aires (8º período de Enfermagem), como reserva.

A segunda edição das Olimpíadas será sediada pela Faminas BH e vamos defender o título. A competição, que deve acontecer em maio de 2018, contemplará outras linhas de cuidado, como suporte avançado de vida em pediatria, trauma e o suporte básico de vida. 

A objetivo das Olimpíadas é fomentar nos alunos o gosto pelo estudo, o desenvolvimento de habilidades técnicas, comportamentais e atitudinais necessárias para um bom desempenho durante a atuação profissional, principalmente em ambientes de Urgência e Emergência, onde a maioria dos recém-formados acabam por iniciar sua vida profissional. Deste modo, espera-se contribuir com a transformação da realidade observada atualmente nas portas de entrada de todo o país.

Aqui na Faminas-BH, a educação é levada a sério. Parabéns aos alunos! Estamos muito orgulhosos por essa conquista!

Vamos conversar?