Aluna do 9º período de Medicina da entrevista ao Jornal Estado de Minas


Em 09/08/2016 às 17h41

Por: Comunicação - FAMINAS-BH

No dia 05 de agosto foi publicado no Jornal Estado de Minas um depoimento dá aluna do 9º período do Curso de Medicina Sarah Pereira Alvarenga, que possui os seguintes dizeres:

"Ser médica é meu sonho da vida inteira. Já faço o internato da Santa Casa e me formo no meio de 2018. A expectativa é enorme, porque quero exercer logo minha profissão. Vou atuar na área clínica, mas ainda não defini a especialização. Estou satisfeita com o conhecimento adquirido na Faminas, principalmente pelo aspecto humanista, já que desde o primeiro período tivemos contato com postos de saúde e observamos o tratamento e a maneira de lidar com cada paciente. Um contato primordial, porque vemos uma realidade diferente da nossa e aprendemos lições com esse convívio, descobrindo que, muitas vezes, o problema não é fisiológico, mas social. Aprendemos que o paciente não pode ser visto só como um doente, mas como um todo. Tem de ser ouvido, às vezes, ele nem fala, mas é preciso instigá-lo a conversar. Atendi um homem com problema pulmonar, que todos questionavam se era fumante, mas descobri, na conversa, que trabalhou por anos com fogão a lenha. Sua dificuldade pulmonar vinha daí. Na faculdade, em todo período temos médicos da família, é essencial esse resgate, a proximidade com o paciente, um contato humano e não só do conhecimento técnico. Quanto às dificuldades, o médico continua muito valorizado e idealizado pela população, há o respeito e a segurança de que é dele a palavra final. No entanto, outras profissões da saúde, como enfermagem, técnico de enfermagem e fisioterapia, não têm o mesmo reconhecimento. E esses profissionais trabalham muito. Até o tom da fala com o médico é diferente. O tratamento é distinto tanto por parte do paciente quanto por parte do hospital. E, na realidade, ninguém é mais importante, cada um tem seu conhecimento para ajudar o outro. Na Faminas, acredito o diferencial na nossa formação é que somos alertados a valorizar igualmente todos os profissionais da saúde."

A FAMINAS-BH tem orgulho de poder transmitir para os seus alunos através do conhecimento o sentimento de satisfação profissional.

Vamos conversar?