Em 07/06/2005 às 13h47
Professor da disciplina de Empreendedorismo escreve sobre o projeto ”Visitas Técnicas” que leva alunos da FAMINAS-BH para conhecerem grandes empresas e indústrias.
A indústria automobilística traz consigo diversas empresas de auto peças e a inserção de veículos para exportação em Minas Gerais. O estado vem procurando incentivar as instalações de indústrias de vários ramos visando o crescimento econômico e o desenvolvimento social.
No dia 9 de julho de 2004 a Fiat automóveis comemorou 28 anos de Brasil.Na escolha de sua localização, Minas Gerais foi o estado que apresentou a melhor opção para instalação.
Dessa forma, destacou-se também a questão territorial, de infra-estrutura e a perspectiva de formação de mão-de-obra. Constatou-se que a cidade de Betim possuía uma localização excelente para o desenvolvimento de um novo pólo industrial. A unidade produtiva da empresa está localizada nessa cidade, numa área total de 2.250. 000 m², com uma área construída de 613.800 m², cerca de 24.200 empregados, 230 fornecedores, 300 concessionárias com 450 pontos de vendas, cerca de 24.200 empregados, que produzem hoje 1.900 unidades/dia. Os mais variados produtos Fiat foram lançados: na década de 70, lançaram o Fiat 147 e o primeiro carro a álcool do mundo, produzido no Brasil.Na década de 80, o destaque foi Uno. Nos anos 90, lançaram o Uno Mille(popular) com motor 1000 e comemorando o 20º ano de produção em Betim, a Fiat iniciou, no Brasil, a produção do Palio, seu primeiro carro mundial. Pela primeira vez, um carro Fiat era desenvolvido, simultaneamente, no Brasil e na Itália, trazendo opcionais e tecnologias como o air bags e freios ABS. Ainda lançaram o Marea e a primeira pick-up com cabine estendida, a Strada. No século XXI, iniciou-se a produção de motores de 1.3 cc Fire, de 8 a 16 válvulas, com tecnologia drive by wire, que compõem os veículos da família Palio em todas as unidades da Fiat no mundo. Depois, tornou-se a primeira montadora, no Brasil, a produzir uma Van, a Ducato, montada pela fábrica da Iveco Fiat, na cidade mineira de Sete Lagoas. Lançaram também, o Doblò, a primeira multivan nacional, nas versões carga e passageiros.Em 2002 foi lançado o Fiat Stilo, um hartchback com conceitos inovadores. Compreende-se que nesses anos de operações no Brasil, a Fiat lançou vários modelos de veículos: a álcool, a gasolina, carros de passeio e utilitários, numa produção sempre ascendente, que conquistou o mercado nacional.
A FAMINAS-BH tem por objetivos preparar e formar profissionais de nível universitário, realizar pesquisas nos vários
campos de domínio de conhecimento humano, procurando articular com a sociedade as melhores políticas para aprender e ensinar. É nesse sentido, que a
FAMINAS-BH lançou o seu PROGRAMA DE VISITAS TÉCNICAS, começando por uma empresa de renome nacional e internacional, como é o caso da Fiat
automóveis.
As visitas foram realizadas nos dias 17 e 18 de maio de 2005, envolvendo todos os cursos e turnos da Instituição. Os
discentes puderam observar a estrutura de produção, a gestão administrativa e os programas de ética e responsabilidade social da empresa. Finda as
visitações, os docentes propuseram a elaboração de papers em sala de aulas e a criação de grupos de discussões sobre as visitas.