Em 23/10/2015 às 17h31
Por: Coordenação de Medicina FAMINAS-BH
"O Dia das Crianças, bem como o Natal, a Páscoa e o aniversário são datas bastante esperadas pelas crianças, pois perpassam o universo dos sonhos e dos desejos que impulsionam a infância.
Entretanto, nem todas as crianças tem a oportunidade de viver estas experiências, como ganhar o tão sonhado brinquedo, aproveitar uma refeição especial, fazer um corte de cabelo e usar roupas novas.
Em Belo Horizonte, na regional da Pampulha, está situada a Comunidade Dandara, formada em uma área invadida por cerca de 1.000 famílias de "sem tetos". A ausência de oportunidades é a realidade das 700 crianças e adolescentes que vivem no Dandara.
Deste modo,
todos os anos a Obra Social São José, instituição da Arquidiocese de
Belo Horizonte, além de manter um Centro Social constante, realiza na
comunidade uma festa para comemorar o Dia das Crianças.
A Festa das
Crianças é realizada por meio de 5 frentes de trabalho: Animação;
Entretenimento; Infraestrutura; Distribuição de Alimentos e Ações
Sociais. Esta última frente realizou um levantamento das necessidade
sociais da comunidade e percebeu-se dentre elas as principais: avaliação
pondero-estatural e do risco nutricional; orientações e atividades
relacionadas a higiene oral.
Assim, o Núcleo de Pediatria da FAMINAS-BH foi convidado a participar do evento através do envio de alunos voluntários para prestar atendimento na comunidade.
Deste modo, foi desenvolvido um Projeto de Extensão envolvendo um grupo de 18 acadêmicos do Curso de Medicina, a partir do 4° período, que já realizaram o treinamento de habilidades referentes ao exame físico e avaliação pondero-estatural e do risco nutricional. No dia 17 de outubro estes alunos deslocaram-se para a comunidade Dandara voluntariamente, com o objetivo de presentear aquelas crianças e fazê-las sorrir, mas na verdade, os grandes presenteados foram eles mesmos."