Casarão de Venda Nova no Orçamento Participativo 2007


Em 03/11/2006 às 14h00

O Casarão Azul e Branco é uma das mais antigas edificações de Venda Nova. Sua importância histórica e arquitetônica é tão grande que ele é o único bem cultural de Venda Nova tombado pelo Patrimônio Histórico de Belo Horizonte.

 

 

Conheça a história do Casarão

 

A construção de fins do século XIX (1884) foi edificada para ser a residência de Luiz Daniel Cornélio de Cerqueira – Mestre Luiz, personagem da história da capital. Com a proclamação da república e conseqüente divulgação de novas idéias, os moradores de “Curral Del Rey” sentiram a necessidade de mudar o nome do distrito. Foram indicados: Terra Nova, Santa Cruz, Nova Floresta, Cruzeiro do Sul e Novo Horizonte, sendo este último, pelo Capitão Carlos Vaz de Mello, o mais aceito, não sem sofrer uma importante alteração sugerida por Mestre Luiz que propõe o nome Belo Horizonte. A nova capital ao ser construída desalojou os antigos moradores do distrito de Belo Horizonte e muitos vieram residir em Venda Nova, dentre eles Mestre Luiz Daniel Cornélio de Cerqueira que aqui residiu até 1916, quando faleceu.

Essa informação indica a importância da edificação, não apenas enquanto registro de uma época, mas também enquanto testemunha da história da cidade.

 

 

Exposição

 

Se você quer ter mais informações sobre o Casarão, não pode perder no dia 09 de novembro, às 19 horas, na FAMINAS-BH, a abertura da Mostra Fotográfica “O Casarão Azul e Branco”, com fotos de Roger Victor G. Leite e Ivan Domingues. Na ocasião também será ministrada por Ana Maria Silva, uma palestra sobre a obra.

 

 

Votação

 

Para continuar sendo o registro vivo do nosso passado, o Casarão precisa passar por reformas. Por isso a FAMINAS-BH e a Culturarte apóiam a inclusão da obra de restauração do Casarão no Orçamento Participativo 2007.  Caso a obra seja a mais votada, uma Biblioteca Pública e um Centro de Referência da Memória Regional serão construídos no local.

 

Se você também apóia a idéia, participe desta campanha: pegue seu título de eleitor, venha até a Faminas-BH e, em um dos terminais eletrônicos instalados na faculdade, acesse o site www.opdigital.pbh.gov.br e vote no abra  de Construção do Centro de Referência da Memória. 

 

 

A memória de Venda Nova agradece.
Vamos conversar?