Projeto Hospital do Ursinho


Em 01/12/2014 às 15h44

Por: COMUNICAÇÃO-BH

Criada há mais de 60 anos, em 1951, a International Federation of Medical Associations (IFMSA) é uma organização não governamental, independente e sem fins lucrativos, administrada por estudantes de medicina de todo o mundo. A IFMSA reúne esses estudantes para discutir os mais variados assuntos relacionados não apenas com a medicina, mas também sobre saúde e educação. Dessa forma, o comitê local da Faculdade de Minas de Belo Horizonte, apresenta em sua primeira campanha o Hospital do Ursinho também chamado de Teddy Bear Hospital.

O projeto realizado no dia 27 de novembro na creche Padre Germano, Santa Luzia, contou com a participação de 40 voluntários, todos estudantes de medicina da FAMINAS- BH. O ambiente foi adaptado para se transformar em um Hospital, contando com 6 alas, recepção, consultório, farmácia, sala de exames, sala de curativos e sala de cirurgia. As crianças beneficiadas ganharam um ursinho, doados por alunos da FAMINAS, e teriam que levá-lo ao médico, passando por todo o circuito do hospital.

Projetos como esse contribuem para humanização da prática médica. Assim, os acadêmicos podem ter a oportunidade de aprender a lidar com o outro sem o distanciamento médico paciente. Permite vivenciar novas experiências e os incitam à criatividade, explorando o lado não tecnicista da medicina. É uma oportunidade em que os estudantes têm de aprender a cuidar das crianças de forma diferente do que veem na faculdade. O projeto consiste ainda em uma técnica de ludoterapia para crianças mostrando os efeitos positivos na redução do medo e da ansiedade diante da necessidade de uma futura intervenção médica.
Vamos conversar?