Em 22/12/2017 às 16h19

11 dicas para fazer uma boa redação

11 dicas para fazer uma boa redação na FAMINAS-BH

Muitos vestibulandos vasculham a internet na busca por boas dicas de redação para vestibular. Por isso, reunimos neste artigo alguns tópicos importantes para que você possa se destacar na prova, conseguindo uma ótima nota. Embora a prova traga insegurança e nervosismo para alguns candidatos, se você seguir alguns passos, a almejada vaga no curso superior pode ser sua. Vamos lá?

Anote as dicas de redação para vestibular

1 - Leitura.

Ter uma boa noção de cultura geral e temas da atualidade é essencial para quem quer escrever bem. Por isso, esteja sempre lendo. Jornais, livros, revistas, etc. Tudo vale a pena! Quanto mais familiarizado com os textos, mais fácil será passar as suas ideias para o papel. Além disso, com o acompanhamento de notícias, por exemplo, você absorverá informações que, às vezes, podem ser o tema da prova.

2 – Estrutura do texto.

A forma de apresentar suas ideias é muito importante. Preze por uma estrutura coerente no seu texto, ou seja, ele precisa ter início, meio e fim. O primeiro passo é a introdução. Nela, aborde o tema principal e indique o teor do que irá escrever. O segundo passo é o desenvolvimento. Nessa parte, coloque os argumentos que embasam a sua linha de raciocínio. Por fim, faça a conclusão. "Amarre" as ideias que expôs ao longo do seu trabalho e finalize o raciocínio.

3 – Norma culta.

Dê atenção à norma culta e à correção gramatical. Evite abreviações e tome cuidado com gírias. Antes da prova, revise matérias básicas como pontuação, crase, acentuações, regência e concordância.

4 – Não seja prolixo.

Algumas pessoas confundem escrever bem com escrever difícil. Seja simples e objetivo. Dessa forma, o texto flui melhor e a leitura se torna mais prazerosa.

5 – Pratique!

Você já ouviu dizer que "a prática leva à perfeição"? Quando falamos de redação, isso é uma verdade. Antes da prova, selecione alguns temas e desenvolva redações. Após concluir, leia com atenção e avalie de acordo com as normas. Revise os erros. Dessa forma, você não voltará a cometê-los.

6 - Tipos de texto.

Narrativo, descritivo e dissertativo. Esses são alguns dos tipos de texto mais comuns em uma prova de redação. Compreenda as diferenças entre eles e saiba qual deles a banca examinadora está pedindo. As mudanças são basicamente em estrutura, objetivo e finalidade.

7 – Roteiro de escrita.

Antes de iniciar o texto, construa um roteiro mental. Pense no assunto que irá começar falando, como irá desdobrá-lo nos parágrafos seguintes e chegar à conclusão. Se tiver com tempo sobrando, uma boa dica de redação é listar o raciocínio em tópicos. Depois, siga esses pontos para ir construindo seu texto.

8 – Rascunho.

Outra técnica famosa para ir bem na redação do vestibular é usar um rascunho. Faça todo o texto e depois repasse para a forma final. Mas lembre-se: esse método só é indicado se houver tempo viável para fazê-lo.

9 – O tema.

Tome cuidado para não fugir do tema proposto. Manter-se coerente com o que é pedido ao longo do seu texto é importante. Falar de assuntos paralelos, que não se relacionam com o que está sendo pedido, é motivo para zerar a prova.

10 – Letra.

No mundo em que, cada vez mais, estamos em ambiente on-line, ter atenção com a sua letra pode evitar a perda de pontos. Faça uma escrita legível na prova do vestibular. Aquele capricho a mais na hora de passar as ideias para o papel é indispensável.

11 – Tamanho do texto.

Respeite o tamanho proposto para o texto. Verifique o número máximo e mínimo de linhas solicitadas. Nesse ponto, vale uma dica extra: evite frases e parágrafos muito longos.

Agora que você já tem essas dicas para a redação do vestibular em mãos, é hora de arrasar. Repasse cada ponto e, com certeza, conseguirá uma boa nota no processo seletivo. Não deixe de fazer a sua inscrição clicando aquie boa sorte!




image

image

Autor: Comunicação FAMINAS-BH


Portal FAMINAS


Redes Sociais


FAMINAS Informa






Coloque sua vida em um grande curso! Conheça a FAMINAS-BH