Estágios

Possibilitar ferramentas práticas para o alcance da qualificação profissional do aluno é mais que uma meta: é um compromisso da FAMINAS em formar profissionais conscientes do seu papel na esfera profissional. A política de estágios da FAMINAS visa proporcionar ao aluno a oportunidade de se qualificar e se tornar um candidato apto a uma futura vaga de emprego, seja na própria empresa onde irá estagiar ou em outra que ele vislumbre trabalhar.

Para isso, é desenvolvido um plano individual de estágios previamente elaborado entre o aluno, o supervisor de campo e o supervisor docente. Dessa forma, o estágio - obrigatório ou não - pode ser desenvolvido em carga compatível com os horários de aula, embasados na política de estágio da FAMINAS elaborada em respeito à lei 11.788/08.

Nesta página, você conhece um pouco mais a respeito do estágio do aluno FAMINAS. Tire suas dúvidas e saiba como proceder para realizar também o seu estágio.

Confira abaixo, a lista de downloads disponíveis.

FAQ

Estágio Obrigatório é o que tem como objetivo cumprir a carga horária de estágio exigida no plano de ensino e matriz curricular  do curso no qual o aluno FAMINAS-BH encontra-se devidamente matriculado. Este aluno deverá possuir seguro obrigatório contra acidentes pessoais válido durante o período de estágio e a documentação necessária para iniciar o mesmo. A partir daí, será supervisionado pelos supervisores docente e de campo.
É o estágio que os alunos FAMINAS-BH escolhem desenvolver mesmo sem obrigatoriedade, sendo remunerado dentro da área de seu curso e com carga horária total livre. Permitido pela FAMINAS-BH após análise do plano individual apresentado para solicitação  de documentos, que deverá ser elaborado pelo aluno com auxílio de seu supervisor de campo e aprovado pelo coordenador de seu curso, que, juntamente com o supervisor de campo, irá orientá-lo. Este aluno deve estar devidamente matriculado em qualquer período de seu curso, possuir seguro de vida válido durante o período de estágio e a documentação necessária para iniciar o mesmo.
Tanto o Estágio Supervisionado Obrigatório quanto o Estágio Não-Obrigatório poderão ser desenvolvidos em empresas públicas ou privadas conveniadas ou aptas a se conveniarem com a FAMINAS-BH, ou juntamente ao profissional devidamente registrado em seu conselho de classe. Confira a relação dos convênios já existentes.
O relatório de estágios é a apresentação final das atividades desenvolvidas durante o estágio pelo aluno,  e deve ser entregue semestralmente, conforme a Lei 11.788/08. Compõe-se do plano individual de estágio  - doc. 1, das folhas de controle e comparecimento - doc. 2, das folhas de avaliação - docs. 3, 4 e 5 - e da folha do relatório final de avaliação - doc.6, onde constam as notas do aluno. Os documentos 4, 5 e 6 devem ser preenchidos apenas em caso de Estágios Obrigatórios. O relatório deve ser  preenchido diariamente junto ao supervisor de campo e apresentado ao supervisor docente, sempre que solicitado pelo mesmo. Os documentos citados, encontram-se disponíveis no Portal do Aluno no link para Estágios. Sete dias úteis após o término do Estágio Supervisionado, o aluno FAMINAS deverá protocolar na coordenção de estágios o relatório de atividades constando as folhas de 1 a 5; a folha 6 deverá ser protocola posteriormente pelo professor da disciplina, devidamente assinadas pelo aluno , pelo supervisor de campo e supervisor docente. No caso do Estágio Não obrigatório, não é necessário a entrega dos docs. 4, 5 e 6 , nem do doc. 1, que já deve ter sido entregue obrigatoriamente na solicitação de elaboração do Termo de Compromisso, como requisito para aprovação do estágio pelo Coordenador de Curso.
A FAMINAS-BH proporciona ao aluno o acesso a solicitação dos documentos necessários através do Portal do Aluno FAMINAS-BH, no qual  deverá selecionar após login e senha o link Estágios e em solicitação de documentos escolher o que for necessário, preenchendo todos os campos solicitados. Lembrando que as horas de estágio não poderão ultrapassar seis horas por dia ou trinta horas semanais e que, em caso de Estágio Obrigatório, apenas poderão ser emitidas as horas curriculares da seguinte planilha: Clique aqui para baixar a Planilha de Horas Curriculares para Realização de Estágio Obrigatório.  
O estágio só poderá ser iniciado após a elaboração do convênio entre a empresa/instituição concedente do estágio e a FAMINAS-BH e do termo de compromisso entre o aluno, a empresa/instituição concedente do estágio e a FAMINAS-BH. Para a elaboração do termo de compromisso de estágio não obrigatório é necessário a aprovação do plano individual de estágios - doc. 1, que deverá ser entregue na coordenação de estágios, previamente à solicitação do termo.     Caso o aluno trabalhe com carteira assinada ou na própria empresa em que ele é socio cotista,  poderá solicitar dispensa de elaboração do termo de compromisso, via setor de protocolos, mediante entrega dos Seguintes Documentos, o aluno poderá ultilizar a Declaração Padrão como modelo.
Os Estágios não obrigatórios podem ter duração de até 02 (dois) anos em cada instituição, sendo que os termos emitidos pela FAMINAS-BH são confeccionados com data até o último dia letivo de cada semestre.Os Estágios obrigatórios, deverão obedecer o Calendário emitido no início de cada semestre letivo pela Coordenação de Estágios.

Portal FAMINAS


Redes Sociais


FAMINAS Informa






Coloque sua vida em um grande curso! Conheça a FAMINAS-BH