CPA


Comissão Própria de Avaliação – CPA

O que é a Comissão Própria de Avaliação (CPA)?


Trata-se de uma comissão autônoma, nomeada pelo Diretor ou Reitor da IES, destinada a conduzir os processos de avaliação interna. De acordo com o Art. 11 da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu no Brasil o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), toda instituição de ensino superior deve constituir sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), por ato do dirigente da instituição, ou por previsão do próprio regimento ou estatuto.


Quais são as atividades da CPA?

A CPA terá como principal atribuição a condução dos processos de avaliação interna da IES, elaboração e divulgação dos relatórios, sensibilização da comunidade acadêmica e a prestação das informações solicitadas pelo MEC.

Tem como reponsabilidade a apresentação dos resultados do processo de avaliação interna na forma de um Relatório de Autoavaliação, que compõe o primeiro do conjunto de instrumentos constitutivos do processo global de regulação e avaliação do SINAES, também envia um Relatório de Autoavaliação anualmente ao MEC, documento que sintetiza historicamente os resultados das avaliações internas e as ações acadêmico-administrativas decorrentes.
Também são atribuições da CPA, coordenar a aplicação dos instrumentos de avaliação institucional, produzir relatórios analíticos dos resultados, divulgar os resultados à comunidade acadêmica, acompanhar planos de ação oriundos desses e acompanhar as Comissões Externas de Avaliação designadas pelo MEC.
O grande desafio da CPA FAMINAS-BH é produzir uma autoavaliação institucional de qualidade, que subsidie planos de ação para melhorias efetivas na instituição.

A autoavaliação institucional é realizada em nível estratégico, tendo como base as 10 dimensões do SINAES, agrupadas em cinco eixos pelo Instrumento de Avaliação Institucional Externa do MEC:

1-      Planejamento e avaliação institucional;

2-      Desenvolvimento institucional;

3-      Políticas acadêmicas;

4-      Políticas de gestão;

5-      Infraestrutura física.

 

A autoavaliação institucional é baseada nas 10 dimensões propostas pelo SINAES:

1ª - A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
2ª - A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
3ª - A Responsabilidade Social da Instituição;
4ª - A Comunicação com a Sociedade;
5ª - A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional.;
6ª - Planejamento e Avaliação;
7ª - As políticas de pessoal;
8ª - Políticas de Atendimento a Estudante e Egressos; 
9ª - Organização e Gestão da Instituição; 
10ª - Sustentabilidade Financeira.

 

Como é composta a CPA?

A CPA FAMINAS-BH é composta por oito membros, nomeados por ato do Diretor de Ensino da Faculdade de Minas – FAMINAS BH, para um mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos. Considerando o regimento da CPA, disposto no Art. 11 da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, e nos termos da Portaria Nº 36/2004, de 06 de julho de 2004.

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Contato CPA FAMINAS-BH:

- [email protected]

- (31) 2126-3245


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